Fórum de Relatos Entrelaçamentos Culturais aconteceu no auditório da Smed
Ocorreu nesta quarta-feira, 5, a 3ª edição do "Fórum de Relatos Entrelaçamentos Culturais", no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed), no Centro Histórico. O evento foi organizado pelo Grupo de Apoio Político-Pedagógico (GAPP), com objetivo de reunir docentes de escolas fundamentais e infantis para compartilhar ações pedagógicas em teatro, música, dança, língua estrangeira e educação ambiental. (fotos)
O fórum mostrou registros do projeto Entrelaçamentos Culturais, coordenado pela assessora pedagógica Maria Aparecida Aliano Marques, cuja proposta foi instigar e viabilizar encontros entre integrantes das próprias escolas e entre as instituições e equipamentos educativo-culturais da cidade. Foi desenvolvido ao longo do ano letivo, a fim de congregar estudantes de todos os níveis e modalidades de ensino. Por meio da iniciativa, houve transversalização de diversos programas, projetos e atividades curriculares.
A programação iniciou com apresentação de relato e projeção de vídeo relativo à "1ª Mostra Musical das escolas da Lomba do Pinheiro", realizada em outubro com as instituições da região. Participaram as professoras das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Afonso Guerreiro Lima, Márcia Regina Motta; Heitor Villa-Lobos, Rosane Müller; São Pedro, Karina Azambuja Kowalczuc; e Saint' Hilaire, Daniela Rosa. De acordo com Karina, "o evento deu certo em função do planejamento executado, e a intenção é de que seja incorporado ao calendário cultural de ações da Lomba do Pinheiro", projetou.
Ainda pela manhã, o encontro prosseguiu com exposição do trabalho "Milongueiros do Judith Relato de uma ação de persistência", produzido na EMEF Professora Judith Macedo de Araújo, por meio das professoras Rosanna Marzulo Quintana e Kátia Maria Britto. A aluna Milene Costa da Luz, 12 anos, prestigiou a apresentação, que destacou a metodologia do projeto de dança para valorização da cultura do movimento como expressão de afetos, emoções e interação social.
Também houve exposição de projeto coletivo das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) Humaitá, Mamãe Coruja, Nova Gleba, da Vila Elizabeth e da Vila Floresta. O "Entrelaçando pelos caminhos da ecologia do ser, social e planetário" teve como estratégia a organização de atividade de formação para educadoras e demais integrantes das escolas. A partir de palestras e oficinas, foram desenvolvidos processos de construção de novas relações entre adultos e crianças, incluindo visitação em exposições e escolas para conhecer ações de educação ambiental. Além disso, as professoras visitaram uma aldeia indígena Guarani e realizaram piquenique festivo com os membros envolvidos.
À tarde, as narrativas seguiram com as temáticas "Integrando através da música", da EMEI Vale Verde; "Entrelaçando, germinando e crescendo", da EMEI Jardim de Praça Meu Amiguinho; "Entrelaçamentos possíveis? A realidade da escola especial", da Escola Municipal de Ensino Especial Fundamental Tristão Sucupira Vianna; "Aulas de teatro em língua estrangeira Shakespeare fácil", da EMEF Gabriel Obino; "Semana Pedagógica da Marcírio", da EMEF Deputado Marcírio Goulart Loureiro, e "Cultura em movimento", das EMEFs Presidente Vargas e Ildo Meneghetti.
Participaram da mediação do fórum, pela Smed, o coordenador para Educação das Relações Etnicorraciais, Vanderlei de Paula Gomes, além das assessoras do GAPP, Rosella Bruxel Quadros e Ângela Borba Cardoso.
Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Caren Mello
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