Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de janeiro de 2013

Porto Alegre está nos roteiros de Turismo Rural para a Copa

Caminhos Rurais de Porto Alegre completou sete anos em 2012 com mais um bom motivo para comemorar. A rota de turismo rural é uma das 24 classificadas em todo o Brasil para entrar no rol dos roteiros para a Copa 2014. A seleção foi feita foi feita pelos ministérios do Turismo, do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente, junto com Sebrae Nacional e Agência de Cooperação Alemã (GTZ) dentro da proposta de fortalecer a relação entre agricultura familiar e a atividade turística, agregando valor à oferta turística brasileira.
Caminhos Rurais vem se consolidando ano a ano. Estruturada em uma ação integrada entre as secretarias municipais de Turismo (SMTUR) e da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Emater, Senar e empreendedores rurais de 11 bairros da zona Sul da cidade, agrega hoje 27 empreendimentos entre sítios de lazer, propriedades de produção agroecológica, floriculturas, vinícolas, cabanhas, restaurantes, cantinas de produtos coloniais, e seis atrativos públicos como a praia do Lami e o Parque Natural Morro do Osso, importante área de preservação ambiental da cidade.
Fluxo e renda - Premiada nacionalmente como “atrativo turístico”, a rota recebeu perto de 30,4 mil visitantes somente em 2012. O número inclui as pessoas levadas às propriedades rurais aos finais de semana pelos passeios Domingo no Campo e as atraídas pelas Cavalgadas da Lua Cheia, dois produtos turísticos agregados à rota. Este fluxo teve impacto econômico expressivo nos empreendimento: a Associação Porto Alegre Rural, que reúne os empreendedores, estima que a comercialização de produtos associados à atividade turística tenha gerado receita de quase R$ 390 mil às famílias envolvidas. Desde 2006, Caminhos Rurais recebeu perto de 94.600 visitantes.
A partir de 2013 o monitoramento do fluxo de visitantes será qualificado. A Secretaria Municipal de Turismo e a Associação Porto Alegre Rural firmaram termo de cooperação pelo qual o número de visitantes de cada propriedade será informado a cada seis meses para que a SMTUR os organize e sistematize os dados no fechamento de cada ano. A qualificação dos empreendedores e prestadores de serviços também foi contemplada. O acordo prevê que eles participem dos programas gratuitos oferecidos pela Escola Social de Turismo.


/balanco_2012 /caminhosrurais
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.