Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

6 de março de 2013

Carnaval comunitário mobiliza comunidade de escola especial

O ano letivo iniciou em ritmo de carnaval na Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professor Elyseu Paglioli, no bairro Cristal. O motivo da folia é a participação de alunos, professores, funcionários e familiares no desfile do Carnaval Comunitário do Cristal 2013, promovido pela Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura. O evento será realizado neste sábado, 9, a partir das 17h, na rua Cel. Massot, entre as ruas Cel. Claudino e Aristides, também no Cristal.(fotos)
O grupo se apresentará junto ao “Bloco Tô no Ponto”, do Ponto de Cultura Assunção, parceiro da instituição. A iniciativa é uma homenagem pelo aniversário de 25 anos da Elyseu, em agosto deste ano, que ganhou até samba-enredo para comemorar a data. A apresentação contará com participação dos grupos Bloco da Trinca (Bambas da Orgia), Escola de Samba da Glória, Banda do Dorinho, E aí vem a coisa..., Fundo de Cristal e Tô no Ponto Elyseu.
De acordo com a diretora da escola, Viviane Loss, a atividade integra o projeto pedagógico da instituição que vem desenvolvendo oficinas de confecção de fantasias, adereços e ensaios com o samba-enredo, especialmente para a ocasião. Além disso, durante esta semana a comunidade escolar selecionará, entre as próprias estudantes, rainha e princesas do carnaval.
O Tô no Ponto Elyseu terá, também, comissão de frente, porta-estandarte e participação de funcionárias da instituição como passistas. As alas serão temáticas, representando “Mundo da fantasia” (1º ciclo), “Mundo verde” (2º ciclo) e “Corações vermelhos” (3º ciclo e Programa de Trabalho Educativo). Desfilarão, ainda, bebês e crianças que participam das turmas de Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial.
Os mascotes, Elyseu e Elisete, bonecos criados nas oficinas, também estarão entre o grupo. Outra atração especial será a ala “Prata da Casa”, representada por ex-professores e ex-alunos.

Elyseu Paglioli – Fundada em 1988, foi a primeira escola pública de Porto Alegre a atender estudantes com deficiência mental. Em 1995 foram iniciados os “Projetos de Integração”, oferecendo vagas também para crianças sem deficiência em atividades como teatro, dança, artes plásticas, esportes e educação ambiental. A iniciativa buscava romper preconceitos e estimular a experiência direta, integrando e normalizando relacionamentos, sendo, logo após, estendida a alunos da pré-escola. Hoje, atende mais de 150 jovens de zero a 21 anos, oferecendo complementos curriculares nas áreas de expressão, som e movimento, artes visuais, fotografia e jogos teatrais.

Às vésperas de completar 25 anos, seu principal feito foi devolver à sala de aula crianças aptas ao aprendizado que se encontravam fora da rede de ensino, agregando também diversas crianças com deficiências múltiplas em turmas especiais. Em 2012, foi agraciada com o Prêmio Joaquim Felizardo, que homenageia os personagens que contribuem para a cultura da cidade. Foi a primeira vez que uma escola municipal recebeu tal distinção.

Confira a letra do samba-enredo em homenagem à Elyseu Paglioli:

Batam palma
Pra homenagear
25 anos
De educação e cultura popular
Elyseu Paglioli
A escola que veio pra mostrar
Que o ser humano
Está em primeiro lugar
Ganharam a luta
Com muita garra
A cidadania
Mostrou a sua cara
Tem o Em Cena, tem a rádio e o carnaval
Com as oficinas venceu a resistência do Cristal
Valorizando o trabalho e o cidadão
Levando a arte, a cultura e educação
E E E Elyseu
E E E Iberê
A parceria contagia meu irmão
E E E Elyseu
E E E Iberê
Ta na avenida com o Ponto Assunção


/educacao
Texto de: Tiago Naquesaurt
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada