Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

27 de março de 2013

Concorrente do Prêmio Açorianos será desclassificado

VIA ZERO HORA

Diego Lopes é indicado da categoria compositor pop por álbum que apresenta semelhanças com músicas da banda americana Ben Folds Five


Concorrente do Prêmio Açorianos será desclassificado Luis Fernando Martins/Divulgação
Integrante da banda Acústicos & Valvulados, Diego Lopes concorre com trabalho solo Foto: Luis Fernando Martins / Divulgação
O músico Diego Lopes será desclassificado do Prêmio Açorianos de Música. Segundo o coordenador de música da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Jorge André Brittes, manifestaram-se pela exclusão do participante três dos cinco jurados da categoria pop, na qual Lopes concorria como compositor pelo disco Diego Lopes & Bebop.
Originalidade foi questionada com base em semelhanças de músicas, letras e títulos das canções dos dois autores.
Na edição do último sábado, Zero Hora publicou reportagem que apontava semelhanças entre o disco de Lopes e músicas do grupo norte-americano Ben Folds Five. Segundo o professor titular de Composição Musical da UFRGS, Celso Loureiro Chaves, há "semelhanças e identidades de melodia, forma, estrutura, harmonia, arranjo e letras/ideias poéticas entre as canções". O trabalho ainda apresentava correspondência em algumas letras e títulos de músicas.
O anúncio oficial da desclassificação deverá ser feito nesta quarta-feira. Lopes, que é baixista da banda Acústicos & Valvulados e concorria por seu trabalho solo, publicou um comunicado no Facebook em que questiona se existe alguma fórmula que ainda não tenha sido utilizada na música pop. “Nunca neguei que minha maior influência para esse trabalho era a banda Ben Folds Five”, escreveu. “Numa análise [...] de nosso material de apoio, pode-se constatar que tal influência sempre pautou meu trabalho”, completou.
Na segunda-feira, o corpo de jurados da categoria pop, formado pelos jornalistas Sara Bodowsky e Caroline da Silva, pelos comunicadores Piá, Paulo Inchauspe e Nilton Fernando, foi contatado oficialmente pelo Açorianos para que se manifestasse a respeito de possíveis semelhanças entre a obra do gaúcho e o trabalho do grupo norte-americano. De posse dos pareceres dos avaliadores, a organização do prêmio decidiu pela desclassificação.
Compare as canções de Diego Lopes e Ben Folds.
Segundo o coordenador de música da prefeitura da Capital, não haverá substituição de Lopes na categoria do Açorianos, permanecendo como concorrentes os compositores Branco (por O Deus do Terceiro Milênio, do Grupo R.P.3.), JJ (por Nômade, da Banda Stereosound), Luciano Albo (por A Ordem Natural Das Coisas) e Tiago Ferraz (por Estado Das Coisas, da Estado Das Coisas). A cerimônia de premiação está marcada para 24 de abril, às 20h30min, no Auditório Araújo Vianna.
Ouça abaixo as músicas Polca, de Diego Lopes & Bebop, e The Last Polka, de Ben Folds Five:
Polca, de Diego Lopes & Bebop