Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

7 de março de 2013

Mercado Público:símbolo do desenvolvimento econômico da Porto Alegre do século XIX




A diversidade de atividades econômicas
gerou uma intensificação
do processo
de divisão do trabalho.


O Mercado Público surgiu de uma necessidade histórica da Porto Alegre do século XIX. Na monografia sobre este tema,intitulada Construção do Mercado Público de Porto Alegre, a autora analisa, inicialmente, a evolução urbana da Cidade,destacando a vinda dos açorianos, a estagnação durante a Revolução Farroupilha,a retomada econômica pelo desenvolvimento comercial,a importância dos imigrantes alemães em São Leopoldo como produtores para o mercado de consumo da capital, expansão dos limites geográficos e outros fatores de urbanização.

Os estabelecimentos comerciais se concentravam no centro da Cidade:armazéns de secos e molhados, lojas de fazendas,casas de ferragens,lojas de miudezas,vendas ou botequins,etc,segundo o Almanack de Porto Alegre para o ano de 1857,o que demonstra o crescimento do comércio em Porto Alegre.
A diversidade de atividades econômicas gerou uma intensificação do processo de divisão do trabalho. Essa realidade foi traduzida oficialmente pelo Código de Posturas(1829-1888).
Já na primeira metade do século XIX, surgiu a necessidade de normatização da atividade comercial no Largo Paraíso, resultando na construção do primeiro Mercado Público,em 1844. Este foi substituído pelo atual Mercado Público,inaugurado em 03 de outubro de 1869 que, além de regulamentar o comércio,também respondia à necessidade de substituir o trabalho escravo pelo trabalho livre. No espaço urbano, houve melhorias dos serviços públicos como iluminação, calçamento, ajardinamento. Tudo isso também se devia ao crescimento demográfico: de 16.900 habitantes,em 1858, para 34.183,em 1872.Isso aumentava as demandas tanto comerciais como de melhoramentos urbanísticos.


Afirma a autora:
Em nível urbano, ainda, o Mercado Público permitiu a conformação de um novo espaço dentro do “todo” ao qual o mesmo se integrou: o antigo “Largo do Paraíso” foi efetivamente incorporado pelo processo de urbanização vivido por Porto Alegre durante o século XIX.


Concluindo, percebemos que o Mercado Público possui um significado para além das atividades comerciais, passando pela regulamentação do mercado de trabalho,a constituição de um centro urbano símbolo de um momento histórico.


Fonte: Construção do Mercado Público de Porto Alegre
Inês Cristina de Barros-UFRGS:1991

Esta monografia está disponível para pesquisa no acervo de apoio do AHPAMV