Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de março de 2013

CONGADAS RS

 
Abaixo matéria sobre livro que trata de recuperar parte da experiência histórica das Congadas no RS, a ser lançado no Museu da UFRGS.
 
"O livro ''Maçambiques, Quicumbis e Ensaios de Promessa: musicalidades quilombolas do sul do Brasil'', de Luciana Prass, será lançado neste sábado, em sessão especial realizada no Museu da UFRGS. A atividade, aberta ao público, acontece às 11 horas e terá a participação do Grupo Maçambique de Osório, coordenado pelo chefe Faustino Antônio.
O livro é fruto de pesquisa etnomusicológica desenvolvida entre 2006 e 2009 em três comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul. ... (sendo) que foi possível encontrar indícios de uma rede de Congadas no RS, existente desde o século XIX, sendo o Maçambique de Osório um dos marcos mais visíveis dessa rede.
 
Publicado pela Editora Sulina, o livro é uma versão modificada da tese de doutorado de Luciana Prass, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS e que recebeu o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2012.
 
Mais dados sobre o livro podem ser encontrados no blog http://macambiquesquicumbisensaiosdepromessa.wordpress.com.
Professora do Departamento de Música, Luciana Prass é bacharel em Violão, mestre em Educação Musical e doutora em Etnomusicologia. Integra o Grupo de Estudos Musicais (GEM) desde 1993."
 
Abraços,