“Queremos iniciar o debate com o Ministério da Cultura para incluir o projeto nos planos do Governo Federal. Não será apenas um espaço para o samba, será uma área de cultura, de lazer e de serviços que vai suprir grande parte da demanda daquela região e receber grandes eventos culturais de Porto Alegre”, disse Fortunati. A ministra elogiou a iniciativa e prometeu empenho para conseguir incentivos ao projeto. “Eu não imaginava que o Carnaval fosse tão forte em Porto Alegre. Fiquei impressionada! Nós temos no Ministério da Cultura uma série de programas no qual podemos incluir esse projeto do sambódromo. Uma das possibilidades seria destinar recursos do Fundo Nacional da Cultura, por exemplo. Com certeza vamos encontrar uma maneira dar apoio”, declarou Marta Suplicy.
Além do Carnaval, a Copa de 2014 também teve destaque na reunião. A ministra falou sobre as ações que devem ser programadas para o período dos jogos, como apresentações culturais em praças e parques e iniciativas que promovam a interatividade, como os flash mobs. “Porto Alegre está muito bem preparada. Deve ser uma cidade destaque no evento mundial. Na Copa de 2014 a gente vai bombar!”, disse Marta Suplicy.
Centros - O prefeito destacou também a implantação na Capital de dois Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), as antigas Praças de Esporte e Cultura. Até o fim do ano o CEU da Lomba do Pinheiro deve estar pronto. Também está prevista a implantação de um centro na Restinga. Fortunati e a ministra conversaram sobre outros programas voltados para o fomento da cultura como o Monumenta, os Editais para Criadores e Produtores Negros e linhas de crédito do BNDES para a recuperação de prédios tombados. “Nós temos uma relação estreita e muito positiva com o Governo Federal que vai deixar para a cidade um legado muito importante em obras e em desenvolvimento. Eu não tenho dúvidas que nesse momento teremos o apoio necessário do Ministério da Cultura para concretizar projetos importantes para Porto Alegre”, concluiu o prefeito.
Também participaram da reunião os secretários municipais da Cultura, Roque Jacoby, e do Desenvolvimento e Assuntos Especiais, Edemar Tutikian e o coordenador das manifestações populares, Joaquim Lucena. Do Ministério da Cultura estavam presentes a chefe da Representação Regional Sul, Margarete Moraes, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, a assessora especial de Comunicação, Montserrat Bevilaqua e o secretário-substituto de Políticas Culturais, Américo Córdula.
/portoseco
Texto de: Melina
Fernandes
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.