Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de março de 2013

Museu Joaquim Felizardo recebe visitas mediadas

A história da Capital é tema de duas exposições de longa duração no Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo, na rua João Alfredo, 582, bairro Cidade Baixa. Neste sábado, 16, o casarão estará aberto para realizar visitas mediadas em três salas expositivas que abrigam as mostras “O Solar que virou Museu” e “Transformações Urbanas: Porto Alegre de Montaury a Loureiro”. Os visitantes poderão conferir as obras das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.
Também no sábado, poderá ser vista a exposição temporária “Pesquisas Arqueológicas na Cúria Metropolitana de Porto Alegre”, que terá visita mediada pela arqueóloga Angela Maria Cappelletti, das 14h às 17h. As mostras compõem sequência cronológica que aborda a história dos primeiros planos de desenvolvimento urbano e as principais obras realizadas em Porto Alegre entre 1897 e 1943.
A mediação terá duração de aproximadamente 30 minutos e poderá guiar grupos de até 35 pessoas. Os dez primeiros visitantes receberão kits contendo camiseta do museu e publicações da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). As atividades são gratuitas e não é necessário fazer inscrições.
O museu – Criado pelo decreto nº 6.598, de 13 de março de 1979, como Museu Municipal, por iniciativa dos historiadores Nilo Ruschel e Walter Spalding, para reunir acervo histórico específico sobre a cidade de Porto Alegre. Sua primeira sede foi em um prédio na rua Lobo da Costa, entre 1979 e 1982, enquanto aguardava a restauração do Solar Lopo Gonçalves, construído entre 1845 e 1855, na antiga rua da Margem (atual João Alfredo).
Com arquitetura de influência lusobrasileira, foi criado para ser “residência da chácara”, lugar de descanso da família do comerciante português Lopo Gonçalves nos finais de semana e feriados. Em 1982, foi inaugurado como sede do Museu de Porto Alegre. E, em 1993, passou a denominar-se Joaquim José Felizardo, em homenagem ao historiador e criador da SMC.
Com objetivo de celebrar e cuidar da cidade, o evento faz parte das 24 Horas de Cultura, com extensa programação cultural promovida pela prefeitura para comemorar a 54ª Semana de Porto Alegre.
Para saber mais, acesse www.portoalegre.rs.gov.br/semanapoa.


/semanadeportoalegre
Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.