Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de março de 2013

Cece debate verbas para a Cultura

 
Cáurio admitiu redução em algumas áreas

O contingenciamento dos recursos previstos para a Cultura pautou a maior parte da reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (12/3). Os conselhos municipal e estadual de Cultura e entidades da área questionaram o Executivo quanto à diminuição das verbas e de políticas estratégicas para o setor. 
 
Paulo Roberto Guimarães, presidente do Conselho Municipal de Cultura, que solicitou a reunião sobre o retardamento da liberação dos recursos públicos municipais destinado à área, lembrou que os setores da Cultura sempre estão pleiteando mais verbas porque o que é investido hoje “beira ao ridículo” e que a proposta dos agentes culturais é para que a porcentagem aumente gradativamente a cada ano, até chegar a 2% do orçamento em 2016 (hoje é de apenas 0,93%). No entanto, adverte, ao invés de aumentar, os valores estão diminuindo. “Não há como estabelecer metas para a Cultura se não houver o aumento das verbas. Na prática, do pouco que temos, ainda vão nos tirar o pouco que resta”, lamentou.

Diante da preocupação das entidades presentes, o secretário municipal adjunto da Cultura (SMC), Vinícius Cáurio, afirmou que o prefeito José Fortunati efetivamente se comprometeu em aumentar os recursos para o setor, mas para 1%. No entanto, ao contrário do que estava sendo afirmado, disse que o contingenciamento não cresceu em relação ao ano anterior. “Em termos absolutos, o valor para a Cultura aumentou e o percentual se manteve. O que houve foi uma redução em algumas áreas”, explicou, propondo um maior diálogo de setores específicos para readequara s verbas.
 
Como encaminhamento, a Cece solicitou que o Executivo detalhe as políticas públicas de descentralização, que não estariam claras para a maioria das entidades e para os conselhos municipal e estadual de Cultura. Além disso, a comissão irá cobrar do Executivo a destinação de 2% das verbas do município para a Cultura, cumprindo o que fora determinado em dezembro de 2012, quando aprovado o orçamento para 2013.

Participaram da reunião os vereadores Tarciso Flecha Negra (PSD), Professor Garcia (PMDB) e a presidente da Cece, Sofia Cavedon (PT), além do secretário municipal da Indústria e Comércio (Smic), Humberto Goulart, e do diretor da Divisão de Desenvolvimento Econômico da Smic, Rinaldo Simões.
 
Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14303)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)