Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

4 de março de 2013

IMPORTANTE: atividades com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, em Porto Alegre

A próxima terça-feira, dia 5 de março, será marcada por intensa agenda da Ministra da Cultura Marta Suplicy no Rio Grande do Sul.
 
Às 10h30min, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, a Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa e a Secretaria de Cultura do RS convidam para o Painel sobre o programa do governo federal Vale Cultura, visando contemplar trabalhadores e trabalhadoras que recebam até 5 salários mínimos. Com valor previsto em R$ 50,00, o vale poderá ser usado no consumo de cultura (teatros, livrarias, cinemas, etc) e, na perspectiva da cadeia produtiva da cultura, ampliará públicos para a fruição cultural. O evento contará com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, e com o Secretário de Cultura do RS, Assis Brasil.
 
Ainda no dia 5/3, às 17h30min, a Secretaria de Estado da Cultura convida para o ato de envio à Assembleia Legislativa do Projeto de Lei do Sistema Estadual de Cultura, que acontece no salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini. O Gabinete Digital transmitirá ao vivo o evento que terá a presença, além da ministra, do governador Tarso Genro e do secretário de Cultura, Assis Brasil. Na mesma ocasião, será o lançamento do Mapa Digital da Cultura RS, uma plataforma de cartografia colaborativa criada pela Secretaria de Estado da Cultura com o apoio da PROCERGS que pretende reunir, com a participação de todos/as cidadãos/ãs, as informações culturais do estado.

Ambos os eventos serão abertos à comunidade.
 
Saiba mais:
 
Sistema Estadual de Cultura
O Sistema Estadual de Cultura pretende ser um mecanismo de gestão cultural compartilhada entre Estado e sociedade. Como elementos chave, constam o fortalecimento de conselhos estaduais, fundos de cultura e formas de participação dos produtores culturais e da comunidade em geral, englobando todos os componentes inseridos na elaboração e execução de políticas do setor; formação, criação, produção, distribuição, consumo, conservação e fomento.
 
Plano Estadual de Cultura
Em elaboração desde 2011, o plano estabelece as políticas de Estado que devem nortear o desenvolvimento cultural do Rio Grande do Sul ao longo dos próximos 10 anos. Fruto de um amplo processo de construção coletiva, com conferências e discussões com diversos agentes culturais, o texto passará por uma consulta pública no Gabinete Digital antes da formatação final (do dia 15 deste mês até 30 de abril). As contribuições enviadas serão analisadas por uma comissão composta por dois membros da Famurs, dois do Conselho Estadual de Cultura e dois de cada um dos 10 colegiados setoriais.
 
Mapa Digital da Cultura RS
O Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro a lançar uma plataforma do tipo, que já reúne dados importantes como a catalogação de todas bibliotecas e museus presentes em território gaúcho. O Mapa funcionará como serviço público ao cidadão e ao visitante do nosso estado, e também como uma ferramenta de participação e difusão da cultura que dialoga com o contexto atual de rapidíssima alteração dos dados e com a velocidade das dinâmicas sociais e econômicas típicas da era da cultura digital.