Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de junho de 2014

Aberto o Acampamento Farroupilha Extraordinário

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Serão 392 atividades promovidas até 13 de julho Serão 392 atividades promovidas até 13 de julho
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Local reunirá 76 entidades tradicionalistas Local reunirá 76 entidades tradicionalistas
Espaço voltado às atividades campeiras do povo gaúcho, o Acampamento Farroupilha Extraordinário, foi aberto oficialmente no início da tarde desta quinta-feira, 12, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.

Até o dia 13 de julho o local estará a disposição dos milhares de visitantes que acompanharão os jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre, com o melhor da cultura regional. “Em nenhuma das outras sedes da Copa se encontrará um local semelhante. O turismo de galpão tem alma”, afirmou o vice-prefeito Sebastião Melo, na solenidade que reuniu autoridades municipais e representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), parceiro da iniciativa.

O espaço reunirá 76 entidades e contará com produtos e motivos relacionados a temas como o tradicionalismo, churrasco e a culinária campeira. Também está presente uma feira de artesanato indígena. Os visitantes poderão acompanhar demonstrações de atividades campeiras e, em uma  área de convivência, conhecerem a música e a dança gaúchas. Os piquetes estão liberados desde 23 de maio.  
 
O secretário municipal do Turismo, Luis Fernando Moraes, fez questão de destacar os parceiros envolvidos na iniciativa, “A sensibilidade de todos permitiu que chegássemos a esse momento”, afirmou, ao lembrar as primeiras reuniões, em outubro do ano passado. “Também quero deixar meu agradecimento especial às entidades que aceitaram o desafio de acampar aqui. Serão 392 atividades promovidas nestes dias, o que faz de Porto Alegre a capital do tradicionalismo no Estado”, completou.

Participaram do evento, o presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, o coordenador da 1ª Região Tradicionalista, Marcos Vinicius Ferreira, o secretário municipal de Cultura, Roque Jacoby, o secretário municipal de Turismo, Luís Fernando Moraes, secretário municipal de Administração, Elói Guimarães, secretário municipal da Saúde Adjunto, Jorge Cuty, secretário municipal da Acessibilidade e Inclusão Social, Raul Cohen.
 
Funcionamento – Em dias de jogos em Porto Alegre, o funcionamento será das 9h à meia-noite. Nos sábados e domingos (exceto os dias 15 e 22), o horário de fechamento passa para as 2h da madrugada, e nos demais dias, as atividades irão das 10h às 22h. O encerramento será às 24h do dia 13 de julho.
                                         
Infraestrutura – Foram executadas diversas melhorias no Parque para receber os visitantes, como reparos nos drenos, colocação de saibro nos locais mais baixos e de brita nas ruas internas. Para esta edição, está sendo investido pelo Município cerca de R$ 630 mil, mais os serviços dos demais órgão como Dmae, Smic, DMLU e a Divisão de Iluminação Pública (DIP), da Smov.
 
Mobilidade – O trânsito será feito através da avenida Loureiro da Silva, com entrada pela Augusto de Carvalho. O aceso ao parque se dará pela rua Fernando Caruso (rua dos tribunais) e a saída pela rua lateral entre a Câmara Municipal e a Receita Federal. As demais entradas pela avenida Edvaldo Pereira Paiva estarão fechadas, servindo apenas de rotas de emergência.

Sem risco – "O Acampamento Farroupilha não corre risco de interdição pelos bombeiros" explica Giovani Tubino, Coordenador da Tradição e do Folclore da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O Corpo de Bombeiros ainda está vistoriando os piquetes que devem necessitar ajustes pontuais para estarem em conformidade com todas normas de segurança. Os piquetes que forem notificados terão 24 horas para  cumprir as determinações dos bombeiros. 
Clique no link afe.pdf e veja a programação completa do Acampamento Farroupilha Extraordinário

Clique AQUI para fazer o download do mapa do Acampamento Farroupilha Extraodinário
 
 
 


/acampamento_farroupilha /copa_2014
Texto de: Ari Teixeira
Edição de: Elio Angelino Bandeira Filho
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.