Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

27 de junho de 2014

Programação campeira do Acampamento começa nesta sexta

Foto: Luciano Medina/Divulgação PMPA
Provas de Laço serão nas modalidades prenda, piá, pai e filho e patrão Provas de Laço serão nas modalidades prenda, piá, pai e filho e patrão
Terá início nesta sexta-feira, 27, a programação campeira do Acampamento Farroupilha Extraordinário da Copa do Mundo. As provas classificatórias de laço e de rédeas acontecem na sexta e no sábado, e no domingo serão entregues, aos vencedores, as premiações "Taça Cidade de Porto Alegre" e "Taça Dupla da Copa 2014". Mais de 600 pessoas devem participar, conforme estimativa do diretor campeiro da 1ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcha (MTG) Jair Martins.

As Provas de Laço acontecem nas modalidades prenda, piá, pai e filho e patrão. As Provas de Rédeas serão dividivas em peão e prenda, guri e guria, e ainda piá e prendinha (para crianças até 11 anos). As inscrições serão abertas às 7h desta sexta-feira, duas horas antes do início das provas e serão limitadas a cem participantes por modalidade.
 
Nesta edição, está voltando a ser realizada ainda a modalidade da prova de laço "vaca parada", para incentivar as crianças a apreciar as manifestações culturais gaúchas.
 
Durante o evento no domingo, intercalado com as provas, haverá apresentações de gineteadas. Também neste dia, Martins adianta que será lançado um desafio aos laçadores pois estão chegando ao Acampamento Farroupilha nove bois "tropa de elite". São animais de controle difícil, e os laçadores serão desafiados à laçá-los. O dirigente explica que para esta edição extraordinária do Acampamento Farroupilha foi preparada uma programação campeira reduzida, mostrando aos turistas e visitantes um pouco das tradiçõs do Rio Grande do Sul.
 
Ainda nesta sexta-feira acontece o primeiro Baile do Acampamento Farroupilha na Casa do Gaúcho, com início previsto para as 23 horas. Os ingressos, no valor de R$ 10,00, serão vendidos na hora.
 
Provas de laço - Considerada uma manifestação cultural em forma de esporte, a prova de laço faz parte da cultura rio-grandense. É hoje uma das mais tradicionais provas campeiras realizadas em rodeios. Segundo as tradições, o gaúcho é ágil no uso do laço, feito de couro trançado para laçar um cavalo ou um boi. A cancha é a pista onde correm os laçadores e animais.
 
TV argentina grava programa no Acampamento - Nesta quinta-feira, 26, a equipe do programa Alma Gaucha, da Argentina, esteve no Acampamento Farroupilha Extraordinário da Copa. Além de entrevista com Pachola e Marco Lima, músicos que se apresentam todas as noites, no palco central, o grupo mostrou um pouco da música de Lazaro Moreno (payador) e Bajardo (bombo leguero). A entrevista foi conduzida por Milton Pino.
 
A produtora do programa, Natacha Piquet, da cidade de Gualeguaychú, província de Entre Rios, afirmou estar encantada com a hospitalidade de Porto Alegre. “Gente maravilhosa e acolhedora, que recebe com carinho os visitantes”, comentou. Para Natacha, existe muito respeito pelas raízes culturais: “é gente que adora a tradição”.
 


/acampamento_farroupilha /copa_2014
Texto de: Catarina Gomes e Luciano Martins
Edição de: Cleber Saydelles
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.