Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de junho de 2014

Piquete faz resgate histórico no Acampamento Farroupilha

Foto: Luciano Medina/Divulgação PMPA
Rancho de couro é atração no local Rancho de couro é atração no local

 
A rusticidade de um rancho de couro, similar aos erguidos pelos índios charruas que viviam na Região do Pampa, no século XVIII, antes mesmo da demarcação das fronteiras entre a região Sul do Brasil, a Argentina e o Uruguai, está à disposição dos turistas para visitação no Espaço Cultural Aporreados do 38 do Acampamento Farropilha Extraordinário da Copa do Mundo 2014.

Responsável pela iniciativa, o produtor cultural Nito Almeida conta que o rancho é uma referência à época retratada no filme O Tempo e o Vento, em que os índios viviam como nômades e para se abrigar cobriam as cabanas erguida de pau-a-pique com o couro do gado selvagem, após a caça e o abate. O couro também era utilizado na confecção da maioria dos utensílios do homem rural.
 
Em exposição permanente durante o Acampamento Farroupilha, somente no ano passado o Piquete recebeu a visita de 60 mil pessoas.
 
Abraço ao Rio Grande
 
Outro projeto realizado pelo Piquete Aporreados do 38 foi o Abraço no Rio Grande. A iniciativa começou em 2004 em Torres. Desde lá, um grupo de 15 pessoas participou por oito anos de uma cavalgada que percorreu toda a linha de fronteira do Estado. Durante dez dias do mês de janeiro nos anos seguintes, o grupo cavalgou trechos de 400 quilômetros até completar toda a fronteira, sempre retomando de onde parou no ano anterior. De Torres, o grupo seguiu para Esmeralda, depois para Vicente Dutra, Garruchos, Ulha Negra, Cassino, Capão da Canoa e retornou novamente à Torres.
 
"Foi um fato histórico e contemporâneo", afirmou Nito, acrescentando que foi a primeira volta à cavalo da história do Estado, sempre por municípios limítrofes, desenhando de forma simbólica um grande abraço no Rio Grande. O grupo cruzou os quatro quadrantes, passando pela serra, planalto, fronteira e litoral, percorrendo mais de 2.880 quilômetros à cavalo.

O projeto foi desenvolvido para colher informações das tradições e folclores, das etnias, vocabulários, indumentárias, lendas e crenças de cada região do Rio Grande do Sul. Agora, a meta é reunir todas as informações em um publicação.  


/acampamento_farroupilha /copa_2014 /turismo
Texto de: Catarina Gomes
Edição de: Elio Angelino Bandeira Filho
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.