Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de junho de 2014

Museu Julio de Castilhos apresenta nova exposição de Adriana Xaplin



No início do século XX, como uma forma de lutar contra o racismo e permitir uma participação maior de negros nos times de futebol, foi criada a Liga dos Canelas Pretas. Esse é o nome popular da Liga Nacional de Futebol Porto-Alegrense, formada na região do antigo bairro da Ilhota, na capital gaúcha, unicamente por “homens de cor”. Baseada nessa história, onde um povo que, em condições extremas, atravessou o oceano contra sua vontade, e mesmo assim ajudou a construir a identidade de Porto Alegre a artista plástica Adriana Xaplin montou  a exposição A liga da canela preta – Liga nacional do futebol portoalegrense no início da década de 1910. A mostra estreia no dia 10 de junho, às 19h 30min, no Museu Julio de Castilhos, com entrada gratuita, e permanece aberta até 15 de julho,  de terças a sábados, das 10h às 17h. A curadoria é de Jeanice Ramos.
A artista expressa seu trabalho através de uma poética forte e marcante
A artista expressa seu trabalho através de uma poética forte e marcante
Através de uma poética forte e marcante, o trabalho da artista tem como pano de fundo a paixão pelo futebol e o vigor da autoafirmação dos negros e excluídos do esporte. No espaço de exposição o público encontrará uma chuteira de ouro para pés descalços e uma bola de fogo para jogadores que não temem as chamas da exclusão. Panos crus pintados, riscados, estendidos pelas paredes e pelo chão para serem vistos e pisados com respeito e dignidade dedicados a um trabalho de arte. Tudo isso somado a uma escultura da figura humana de ferro, com formas expressivamente marcadas pelo peso da história e pela força destes guerreiros jogadores.
Curadora da Galeria Espaço IAB, Adriana Xaplin já participou de dezenas de exposições individuais e coletivas. Tem nas artes visuais o foco de seu trabalho, com obras em terracota, arame e bronze, onde desenvolve formas que partem da figura humana.
Serviço:
O que: Exposição A Liga da Canela Preta – Liga Nacional do Futebol Porto-Alegrense no início da década de 1910 (da artista Adriana Xaplin, com curadoria de Jeanice Ramos)
Onde: Museu Julio de Castilhos – Rua Duque de Caxias, 1205 – Centro Histórico, Porto Alegre.
Quando: Abertura em 10 de junho – às 19h 30min
Horário: visitação até 15 de julho, de terças a sábados, das 10h às 17h.
Entrada gratuita