Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de junho de 2014

Turismo de Galpão oferece 19 oficinas da cultura gaúcha

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Oficinas e atividades da cultura local acontecem nos 76 galpões de piquetes
Oficinas e atividades da cultura local acontecem nos 76 galpões de piquetes
Viver as tradições e a cultura gaúcha é a proposta que o projeto Turismo de Galpão faz aos visitantes do Acampamento Farroupilha Extraordinário, um dos atrativos diferenciais da programação de eventos de Porto Alegre para a Copa do Mundo. A vivência acontece nas oficinas e atividades com conteúdos da cultura local e que acontecem nos 76 galpões de piquetes e entidades tradicionalistas preparados para receber turistas brasileiros e do exterior.
Nesta quinta-feira, 12, primeiro dia de funcionamento do Acampamento Farroupilha Extraordinário, o Galpão da Hospitalidade, ponto de referência do Turismo de Galpão que fica ao lado do Centro Cultural Casa do Gaúcho, recepcionou turistas argentinos, uruguaios, norte-americanos, ingleses, mexicanos e belgas  em busca de informações sobre o espaço da cultura gaúcha, as oficinas e outras programações da cidade.
Sexta-feira,  13, a programação de atividades do Turismo de Galpão começa às 10h, horário em que ocorrem simultaneamente quatro oficinas à escolha dos visitantes: conhecer a história do charque e como é o preparado de um carreteiro com esta especialidade da culinária regional, que também será degustada pelos participantes; aprender a fazer uma pequena horta de quintal e manusear cordas de arreio; e conhecer um “rancho de peão”. À tarde, serão 15 oficinas abertas (gratuitas e pagas), entre elas as que ensinam a preparar um bom chimarrão, a fazer uma cuca e montar um chinelo campeiro.
Para participar da programação, que segue diariamente até as 20h, basta fazer a inscrição no Galpão da Hospitalidade, ponto de referência do Turismo de Galpão no Acampamento. O espaço fica ao lado do Centro Cultural Casa do Gaúcho. Nela, está à disposição dos visitantes espaço de convivência, atendimento por recepcionistas em espanhol, inglês, francês e português, além de folheteria e guias sobre atrativos e programação da cidade. A agenda completa das oficinas, que seguem até o dia 13 de julho, pode ser conferida em www.portoalegrecriativa.info.

 


/copa_2014 /turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Angela Silveira Bortolotto
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.