Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de junho de 2014

Turistas se encantam com recepção gaúcha e lotam Linha Turismo

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Mexicana pegou ônibus para a Fan Fest Mexicana pegou ônibus para a Fan Fest
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Mais de 1,3 mil bilhetes vendidos em cinco dias Mais de 1,3 mil bilhetes vendidos em cinco dias
Australianos, holandeses, colombianos, russos, hondurenhos, argentinos, equatorianos, americanos. Independente do lugar de onde tenham vindo, turistas que desembarcam em Porto Alegre afirmam que a recepção gaúcha está entre os principais atrativos da cidade. Alegres, bem-humorados, gentis, amigáveis, calorosos.

Estas são algumas das caraterísticas dos porto-alegrenses que têm chamado a atenção dos estrangeiros, que nos últimos cinco dias de operação do Linha Turismo são responsáveis por 80% das viagens. Até as 14h desta terça-feira, 17, mais de 1.300 bilhetes para a Roteiro Copa foram vendidos. Além de roteiro diferenciado para o período do Mundial, o Linha Turismo está circulando com frota ampliada desde o último dia 10 para melhor atender os turistas.
Em passeio pelo Linha Turismo nesta tarde, o australiano Nick Yallop afirmou que a vibração da cidade é parecida com a de Melbourne, sua cidade natal. “As pessoas aqui são alegres, receptivas, bonitas. Os prédios são lindos e a impressão que eu tenho é que estou em casa”, destacou. A arquitetura de Porto Alegre também chamou a atenção do americano Jason Fraychineaud, de Los Angeles. Ele afirma que o design dos prédios, somado aos belos parques e à cultura local são apaixonantes. “Esta proximidade com Uruguai e Argentina, misturado com um ar italiano e alemão fazem de Porto Alegre um lugar único, com mulheres bonitas e gente bem-educada. Estivemos em São Paulo, mas preferimos Porto Alegre, uma cidade bem mais tranquila, calorosa e com ares europeus”, disse.
O casal de holandeses Peter e Nerida Vander Moran, que embarcou no Linha Turismo na estação do Mercado Público, estava a caminho do Acampamento Farroupilha para comer churrasco. “Nós estamos adorando a cidade, a cultura, a organização, as pessoas. Já passamos por Salvador e Rio de Janeiro e aqui é o lugar em que mais nos sentimos seguros e bem-recebidos. Estamos encantados com a cultura e não vemos a hora de comer o famoso churrasco”, afirmou Peter.  
Muitos turistas têm optado pelo passeio no Linha Turismo para se deslocar até a Fifa Fan Fest. É o caso de Mariana Sanches, mexicana  radicada em Sydney, na Austrália, que disse ter uma única reclamação a fazer de Porto Alegre. “Ontem, eu e meu marido andamos por muitas horas atrás de uma bandeira do México e fomos encontrar, com muita sorte, em uma loja no bairro Floresta. Só tem bandeira do Brasil para vender e isso não é justo”, brincou Mariana, se dizendo muito feliz por estar tendo a oportunidade de conhecer a cidade.
Roteiro Copa - O Roteiro Copa circulará nos sete dias da semana, terá 12 saídas diárias, entre 9h e 16h20, com um ônibus saindo a cada 40 minutos a partir do Terminal Linha Turismo localizado na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa. Isso representa 864 assentos disponíveis ao público, por dia, frente aos 576 disponíveis até hoje. O trajeto terá sete pontos de parada para embarque/desembarque, em todos os dias de circulação. Além dos pontos de parada atuais do roteiro Centro Histórico (Terminal Linha Turismo, Mercado Público Central, Parque Moinhos de Vento e Fundação Iberê Camargo), o passageiro poderá embarcar/desembarcar todos os dias também no Parque da Redenção (hoje, esta parada só ocorre aos finais de semana e feriados), na Usina do Gasômetro e na Praça Otávio Rocha. Como acontece atualmente, o usuário poderá fazer mais de um embarque durante o dia utilizando o mesmo bilhete.
Itinerário - Av. Loureiro da Silva/Av. Osvaldo Aranha/ Rua Ramiro Barcelos/ Rua Silva Só/ Av. Goethe/ Rua 24 de Outubro/ Rua Ramiro Barcelos/ Av. Cristovão Colombo/ Av Alberto Bins/ Praça Otávio Rocha/ Rua Dr. Flores/ Rua Riachuelo/ Pça. da Matriz/ Rua Riachuelo/ Rua Caldas Jr. / Rua Sete de Setembro/ Av. Tomé/  Rua Siqueira Campos/ Rua Gen. Câmara/ Rua Sete de Setembro/Av. Borges de Medeiros/ Largo Visconde do Cairu/ Av. Mauá/ Av. João Goulart/ Av. Edivaldo Pereira Paiva/Av. Pinheiro Borba/Av. Padre Cacique/ Av. Borges de Medeiros/ Av. Ipiranga/ Av. Érico Verissimo/ Av. Aureliano de Figueiredo Pinto/ Rua João Alfredo/ Av Loureiro da Silva/Av José do Patrocínio/Travessa do Carmo.
Bilhetes - Também estarão disponíveis mais endereços para a compra dos bilhetes do city tour. Além dos que operam hoje (Central Linha Turismo/Cidade Baixa, Centro de Informação Turística do Mercado Público, Chalé da Praça XV, Café do Brique e Fundação Iberê Camargo), os tickets poderão ser adquiridos no Book Café, em frente ao Parcão, no Hotel Tulip Inn (Senhor dos Passos,105) e no Café da Praça Otávio Rocha. Na Central Linha Turismo e no CIT Mercado Público os ingressos também podem ser adquiridos por meio de cartões de crédito/débito das bandeiras Visa, Mastercard, American Express, Diners Club International e Elo. O preço do bilhete se mantém em R$ 18 (de segunda a sexta) e R$ 20 (aos sábados, domingos e no feriado do dia 19 de junho). Durante a operação do Roteiro Copa, o ônibus que regularmente opera os passeios para a zona Sul irá atender grupos.  

/copa_2014
Texto de: Cibele Carneiro
Edição de: Angela Silveira Bortolotto
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.