Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

23 de junho de 2014

Turistas asiáticos conhecem danças gaúchas


21/06/2014 18:31:29

Foto: Divulgação/PMPA
Danças gaúchas agradaram turistas
Danças gaúchas agradaram turistas
Os turistas que visitam Porto Alegre neste período de Copa tiveram mais de uma oportunidade de conhecer um pouco das tradições gaúchas, durante a tarde deste sábado, 21, no Galpão da Hospitalidade do Acampamento Farroupilha Extraordinário. Os CTG’s Vaqueanos da Tradição e Caminhos do Pampa movimentaram o galpão com apresentações de danças tradicionais do Rio Grande do Sul.
As invernadas mirim e juvenil do CTG Vaqueanos da Tradição fizeram uma apresentação para mais de 30 pessoas que estavam no Galpão da Hospitalidade. Entre os presentes estavam os sul-coreanos Jaemin Lee e Park Sebong, que estão na capital gaúcha para acompanhar a partida da Coreia do Sul contra a Argélia, neste domingo. “Estamos surpresos com tudo isso. É uma maneira de dançar totalmente diferente do estamos acostumados. É muito bonito”, disseram os asiáticos.

Por outro lado, Rajinder Piara e Bhaguinder Singh, que vieram de Cingapura, exaltaram não só o Rio Grande do Sul, mas o Brasil. “Estamos adorando tudo no Brasil. O povo, as cidades, tudo aqui é muito bonito”, afirmaram os cingapurenses.
A apresentação do grupo de danças tradicionais, sediado na zona norte de Porto Alegre, durou cerca de 20 minutos, com seis danças típicas da cultura estadual: “Chico Sapateado”, “Chote de Duas Damas”, “Chotes Carreirinho”, “Anú”, “Tatu com Volta no Meio” e “Maçanico”. Para o patrão do CTG, Francisco Lopes, foi uma grande oportunidade de mostrar aos visitantes a cultura tradicional gaúcha.

Já o CTG Caminhos do Pampa realizou uma palestra contando a história das danças folclóricas do Rio Grande do Sul. André Barbosa e Gisele Pereira, instrutores de danças no CTG, explicaram toda a história das danças gaúchas, desde a pesquisa feita por Paixão Cortes e Barbosa Lessa, para que o livro com as 25 danças fosse escrito, até a maneira que devem ser dançadas.

As oficinas de Turismo de Galpão prosseguem durante o dia até às 20h no Acampamento Farroupilha Extraordinário. A programação completa, que irá até o dia 13 de julho, está disponível no Galpão da Hospitalidade, próximo á entrada principal do Parque Harmonia onde acontece a grande festa da cultura gaúcha, abertas aos visitantes. Outra opção é consultar o portal www.portoalegrecriativa.info


/acampamento_farroupilha /copa_2014 /cultura /turismo
Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Elio Angelino Bandeira Filho
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.