Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de junho de 2014

Australianos aprendem a preparar o chimarrão

Foto: Divulgação/PMPA
Phill Wright e Tony Spurgo participam de oficina do projeto Turismo de Galpão
Phill Wright e Tony Spurgo participam de oficina do projeto Turismo de Galpão
Acompanhando todos os jogos da Austrália na fase de grupo do Mundial, Phill Wright e Tony Spurgo aproveitaram o tempo livre nesta segunda-feira, 16, para conhecer Porto Alegre e sua cultura. O Acampamento Farroupilha Extraordinário foi o primeiro local visitado pelos torcedores.  “Estamos ainda descobrindo a cidade. Chegamos ontem, hoje saímos do hotel e viemos direto aqui”, disse Spurgo. Durante o passeio pelo Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia), os australianos apreciaram o chimarrão e aprenderam como prepará-lo em uma oficina oferecida pelo projeto Turismo de Galpão.
 
Inicialmente o gosto amargo da bebida causou um pouco de estranheza à Wright, que questionou se era possível colocar um pouco de açúcar. “Não estamos acostumados com bebidas assim, amargas, mas é bom sim”, ponderou. Para Spurgo, que já havia visto o chimarrão pela televisão, a bebida é melhor que os chás que costuma beber. “É mais gostoso que o chá inglês, tomado com leite”, comentou.
 
Na atividade, realizada pelo Piquete Estância das Águas, foram apresentados tipos de utensílios usados no preparo (cuia, bomba, água e erva mate). O patrão da entidade, Lidson Bassani, destacou que a água deve estar a 80º C. “Quando a chaleira chiar é porque a água está na temperatura ideal, se for mais alta queima a erva”, disse Bassani. O patrão também explicou que a bebida geralmente é consumida junto com amigos, formando assim a roda de chimarrão. Perguntado se é capaz de preparar sozinho a bebida, Spurgo não titubeou: "Com certeza, não é difícil. E quero comprar a cuia e bomba antes de ir embora".
 
Já o palpite para o jogo contra a Holanda, no dia 18, em Porto Alegre, não é tão confiante. “Vai ser difícil, pois o time da Holanda é muito forte. Então, se perdemos de 2 a 0 já estaremos felizes”, revelou. Wright completou: "Se marcamos um gol, estará ótimo". A dupla de torcedores já passou por São Paulo e Cuiabá e ficará na capital gaúcha até o dia 19, depois segue para Curitiba.
 
Turismo de Galpão – O projeto oferece aos visitantes oficinas criativas de curta duração sobre os costumes e tradições gaúchas. A programação completa, bem como as fichas de inscrições para participar das atividades, estão disponíveis no Galpão da Hospitalidade, que atende das 9h às 22h, localizado ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho (acesso pela entrada principal do Parque Harmonia). Para acompanhar a agenda completa do Turismo de Galpão basta acessar o portal www.portoalegrecriativa.info


/acampamento_farroupilha /copa_2014 /turismo
Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.