Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de janeiro de 2013

Conselho do OP participará do Fórum Social Temático

Foto: Poti Silveira Campos/Divulgação PMPA
Decisão foi tomada em reunião extraordinária, na noite de terça-feira Decisão foi tomada em reunião extraordinária, na noite de terça-feira
O Conselho do Orçamento Participativo (COP) decidiu, em reunião extraordinária na noite de terça-feira, 15, sua participação no “Fórum Social Mundial Porto Alegre 2013 - Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável”, que ocorrerá entre 26 e 31 de janeiro de 2013. No evento, em preparação à edição mundial do evento em Tunis, capital da Tunísia, o COP participará de agenda no dia 29 de janeiro, das 19h às 21h, no Centro Cultural da Usina do Gasômetro. A participação se dará no Espaço Outro Mundo é Possível, abordando o tema “O futuro da participação popular no orçamento público”, tendo como debatedores o ex-prefeito de Porto Alegre, Olívio Dutra, o secretário de Governança Local, Cézar Busatto, o professor Yves Cabannes, e Kátia Lima, da Rede Brasileira de OPs, além de representante do Orçamento Participativo de Porto Alegre a serem indicados pelo COP.
Além da participação no Fórum, o COP votou pela instituição de comissão permanente de conselheiros do OP para tratar de participações nos próximos Fóruns Sociais Temáticos e também nas edições do Fórum Social Mundial.
Ao formalizar o convite ao COP, o prefeito José Fortunati destacou o reconhecimento do OP no Brasil e no mundo e os avanços alcançados. “O OP tem se consolidado cada vez mais como uma prática de transparência e inovação no que tange às políticas públicas locais. Portanto, é imprescindível que no âmbito do FSM, tenhamos um grande debate sobre esse tema”.
O coordenador da Gerência do OP, Paulo Silva destacou que a participação do COP no Fórum é referendar o protagonismo de Porto Alegre como referência em participação popular. "Isso acontece aqui há mais de duas décadas e a participação no Fórum Social Temático é fundamental para debater e refletir. Deixar de participar seria renegar o passado, toda a história do OP", enfatizou.
O COP aprovou também a decisão de convidar o prefeito para participar da primeira reunião ordinária, após o recesso, que acontecerá no dia 19 de fevereiro na sala 10, dos Altos do Mercado Público - Centro Histórico.
Texto de: Indaiá Dillenburg
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.