Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

1 de janeiro de 2013

Fortunati reassume cargo e secretários tomam posse

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Prefeito reafirmou a saúde pública como prioridade do governo
Prefeito reafirmou a saúde pública como prioridade do governo
O prefeito José Fortunati foi reconduzido ao cargo nesta terça-feira, dia 1º. A cerimônia de reassunção de Fortunati, eleito pela primeira vez prefeito de Porto Alegre, aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal. Ele assinou o termo para a gestão 2013/2016. Sebastião Melo assumiu o cargo de vice-prefeito.(fotos)
Em seu discurso, Fortunati agradeceu a confiança dos seus 517.969 eleitores. “Devo confessar que o meu sonho não era apenas de ser o prefeito da cidade, mas de ter a honra de ser escolhido democraticamente pelo povo de Porto Alegre”, disse o prefeito depois de lembrar os dois mandatos como vice-prefeito e os dois últimos anos em que comandou a Capital Gaúcha. Ele afirmou que vai dar continuidade ao Projeto de Governo iniciado em 2005, mas com as mudanças necessárias para fortalecer a democracia participativa, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos porto-alegrenses.
Sobre os planos para o futuro, Fortunati reafirmou que a saúde pública é prioridade absoluta do Governo Municipal. Destacou também as ações de atendimento à população nas áreas da educação, coleta de lixo e descentralização da cultura. “Trabalharemos para que os que mais necessitam do apoio das políticas públicas se materialize em oportunidades de uma vida melhor. Nos próximos quatro anos, eu, o Melo, meus secretários e todos os colaboradores e servidores públicos temos o compromisso de trabalhar ainda mais pela nossa cidade, nossos moradores, especialmente aqueles que mais necessitam das boas políticas públicas”, reforçou o prefeito. Fortunati citou grandes obras como o metrô, os BRTs (ônibus rápidos), a revitalização da orla do Guaíba e do Cais do Porto, saneamento, ampliação de avenidas, construção de conjuntos habitacionais, o transporte hidroviário e as ciclovias, como uma forma de transformar Porto Alegre numa das capitais mais modernas do Brasil.
O prefeito José Fortunati lembrou que Porto Alegre é a Capital da Transparência na aplicação dos recursos públicos e assumiu o compromisso de manter esse título e quer qualificar a gestão. “Todos os gestores que assumem hoje irão assinar um Contrato de Gestão que terá avaliações periódicas. Esta será uma novidade da nova administração: teremos mecanismos para avaliar a eficiência dos secretários e suas Pastas, que deverão atingir as metas e objetivos”, afirmou Fortunati.
O vice-prefeito, Sebastião Melo, disse que cumprirá as missões do cargo com a experiência no Legislativo para atender a população. “Temos inúmeras pequenas grandes obras da Capital que precisam de atenção. Porque são aquelas obras do dia-a-dia do cidadão. Eu quero dedicar parte do meu trabalho aos serviços da cidade, porque muitas vezes uma luz, a canalização do esgoto, a limpeza de uma praça são mais importantes para uma comunidade do que uma grande obra. Quero me dedicar a essas ações cuidadoras!”, disse Melo. O vice-prefeito também falou que o compromisso e a responsabilidade são maiores para quem vence uma eleição no primeiro turno, pois é preciso avançar sem deixar de lado as ações que já são desenvolvidas.
O procurador-geral do Município, João Batista Linck Figueira fez o juramento em nome do secretariado. Trinta e cinco gestores do primeiro escalão assumiram seus cargos. Confira a lista todo o secretariado aqui.
A cerimônia teve os hinos Nacional, Riograndense e de Porto Alegre executados pelos músicos Tasso Bangel, Elsdor Lenhart, Diego Costa e Vinicius Nogueira, o compositor Vinícius Brum e o barítono Francis Padilha. No fim do evento, o prefeito e o vice deram uma entrevista coletiva à imprensa e em seguida receberam os cumprimentos de autoridades e do público presente.

Veja o perfil do prefeito, vice-prefeito e do secretariado aqui.


/posse
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.