Postagem em destaque
Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre
Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...
30 de setembro de 2014
Edital SEDAC nº 14/2014 4º PRÊMIO IEAVi – Incentivo à Produção de Artes Visuais
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Empreendedor Cultural
27 de setembro de 2014
SOPAPO POÉTICO - ALTERAÇÃO DE LOCAL
Em virtude das obras da Prefeitura na sede da AECPARS, o Sopapo Poético do dia 30/09/2014 (Tributo a Lupicínio Rodrigues) será realizado no BOTEKO DO CANINHA, na Rua Barão do Gravataí, 577 - esq. Múcio Teixeira.
Vem com teu poema!
26 de setembro de 2014
Definida realização da Semana Municipal do Hip Hop em novembro
F: 3026.6777 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com
SOPAPO POÉTICO - EDIÇÃO DE SETEMBRO/2014:
EM SETEMBRO, O SOPAPO POÉTICO CELEBRA O CENTENÁRIO DE LUPICÍNIO RODRIGUES
O projeto Sopapo Poético - Ponto Negro da Poesia acontece desde 2012 na sede da AECPARS - Av. Ipiranga, 311, Bairro Menino Deus, Porto Alegre/RS. É realizado pela Associação Negra de Cultura (ANdC), sempre na última terça-feira do mês, com entrada franca.
Além de uma referência para a poesia em Porto Alegre, o sarau é um ponto de encontro de artistas e admiradores da cultura negra e um espaço de reflexão. A cada mês, no evento, tem destaque um grupo ou personalidade negra da poesia, literatura, música ou outra forma de expressão artística.
Neste mês de setembro, o sarau celebra o centenário do poeta LUPICÍNIO RODRIGUES, principal compositor gaúcho.
Nascido em 16/09/1914, em Porto Alegre, na Ilhota (atual Menino Deus/Cidade Baixa), uma das regiões que concentrava a população negra local, Lupicínio venceu as barreiras sociais e raciais e tornou-se um ícone da música brasileira.
Lupi começou a compor aos 14 anos de idade e desde então já participava de rodas de música, contribuindo com muitas marchinhas para os blocos carnavalescos do seu bairro. Ao longo de sua trajetória artística, cantou e exaltou o amor e todas as suas alegrias e desventuras. A paixão e a traição eram temas recorrentes na obra do poeta, que tinha sua própria vida como inspiração. Teve aproximadamente 150 composições gravadas, sendo muitos os estilos musicais explorados - samba, samba-canção, guaranha, valsa, marchinha, xote, vanera, entre outros. Músicas como "Se acaso você chegasse", "Nervos de aço", "Esses moços, pobres moços", "Nunca", "Ela disse-me assim", "Felicidade" se tornaram clássicos da música popular brasileira e têm sido até hoje cantadas e gravadas por intérpretes das mais variadas vertentes. É dele o hino do Grêmio, "Até a pé nós iremos!".
A importância de Lupícinio para a cultura regional e nacional é gigantesca. Mesmo sendo oriundo de uma comunidade negra e pobre de Porto Alegre, teve uma carreira êxitosa e hoje consiste numa referência obrigatória para qualquer pesquisa sobre a música nacional. Deixou um acervo de canções antológicas e segue influenciando gerações com sua maneira singular de sentir e retratar o amor.
Lupicínio Rodrigues faleceu em 27 de agosto de 1974, aos 59 anos. Entre as muitas homenagens recebidas pelo artista em sua cidade natal, o Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre, situado na região em que ele nasceu, chama-se Lupícinio Rodrigues, assim como a comunidade instalada na mesma localidade.
O evento será aberto para o público às 19h, com exibição de vídeos preparada pelo Cine Kafuné.
Às 20h, tem início o sarau poético-musical, com intervenções espontâneas dos presentes.
Em seguida, intérpretes de Porto Alegre revisitarão algumas canções de Lupícinio Rodrigues. Estão confirmadas as presenças de Pâmela Amaro, Juliano Barreto, Durgue Costa (Cigano), Marietti Fialho, Anderson Corrêa, Jorge Onifade e Renato Borba.
O evento também terá uma roda de conversa sobre a vida e o contexto de Lupícinio Rodrigues, com as participações do jornalista e escritor Jones Lopes da Silva e do mestre Sílvio Aquino.
Paralelamente ao sarau, acontece o SOPAPINHO, espaço em que as crianças presentes desenvolvem atividades acompanhadas de educadoras. Há também exposições e venda de livros, CDs, artesanato, roupas e acessórios voltados à cultura negra.
SOPAPO POÉTICO – edição de setembro/2014 – Tributo a Lupicínio Rodrigues
Onde: AECPARS - Av. Ipiranga, 311, Bairro Menino Deus
Entrada franca
Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura
Apoio:
AECPARS - Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do RS
CINE KAFUNÉ
25 de setembro de 2014
Santander Cultural promove Concurso Cultural Moacyr Scliar - Contos Revisitados para alunos do ensino médio da rede pública estadual
Parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e Educação premiará alunos da rede pública estadual de Porto Alegre, São Leopoldo, Canoas e Gravataí.
O Santander Cultural, em parceria com as Secretarias Estaduais da Cultura e Educação lança nesta sexta-feira, dia 26 de setembro, o Concurso Cultural Moacyr Scliar Contos Revisitados para alunos do ensino médio da rede pública estadual vinculados a 1ª (Porto Alegre), 2ª (São Leopoldo), 27ª (Canoas) e 28ª (Gravataí) Coordenadorias Regionais de Ensino (CRE). O projeto integra as atividades relacionadas à mostra Moacy Scliar o Centauro do Bom Fim, em cartaz no Santander Cultural até 16 de novembro, com entrada franca.
O concurso propõe que os alunos desenvolvam redações que tenham como tema norteador do texto o primeiro parágrafo de um dos contos publicados por Moacyr Scliar. O tema deve estar articulado com as atividades desenvolvidas em sala de aula, conforme o nível de ensino de cada participante. Cada texto inscrito deve ser impresso em folha tamanho A4 e conter até quatro laudas, em fonte Arial tamanho 11 e espaçamento 1,5 linhas.
Com apoio da Câmara Brasileira do Livro, as inscrições são gratuitas e ocorrem de 26 de setembro a 31 de outubro. Consultas ao regulamento, acessível nos sites www.iel.rs.gov.br; www.cultura.rs.gov.br e www.educacao.rs.gov.br
A premiação será no dia 4 de dezembro. O concurso premiará o melhor texto com notebooks para a escola e o professor e tablet para o aluno. Os segundo e terceiro lugares também ganharão tablets.
Clique aqui e confira o regulamento do concurso
Texto-base do Plano Municipal de Educação é apresentado na CMPA
Secretária Cleci Maria Jurach sugeriu que a discussão continue sendo feita
“Porto Alegre foi inovadora em muitas áreas, mas infelizmente estacionou na questão da discussão do plano municipal”, afirmou Cleci, ao sugerir que a discussão continue sendo feita dentro das escolas e instituições parceiras. A secretária desejou que, no final do ano, todos sintam-se contemplados por terem participado da construção do Plano Municipal de Educação (PME). O projeto de lei deverá ser encaminhado pelo prefeito José Fortunati à Câmara Municipal.
O primeiro movimento para a elaboração do PME foi a instituição de uma Comissão Municipal Institucional, que por sua vez, convocou outros componentes para organização de subcomissões. Com a promulgação do Plano Nacional, Lei 13.005/2014, cabe aos estados e municípios, de acordo com a Emenda Constitucional 59/2009, elaborarem seus planos de educação, alinhados ao PNE, resguardando o diagnóstico e especificidades locais.
Para a presidente do Conselho Municipal de Educação, Isabel Letícia Medeiros, o lançamento do texto-base é muito importante. “Nós estamos fazendo parte da construção de uma política educacional para dez anos, não é uma política de governo, é uma política de estado”, destacou. “A expectativa é que com esse plano a gente consiga avançar nas diversas etapas da educação infantil, mobilizando cada vez mais a sociedade”, concluiu.
/educacao
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
MinC seleciona peritos para análise de projetos
Os requisitos mínimos para a inscrição são ter idade mínima de 18 anos; estar regular com as obrigações eleitorais e com o serviço militar (para os candidatos do sexo masculino); ter no mínimo dois anos de experiência comprovada na área cultural pleiteada; ter concluído, no mínimo, o curso de nível médio ou equivalente; não ter sofrido penalidade de descredenciamento do Banco de Pareceristas do Ministério da Cultura (MinC) nos últimos cinco anos; não ser servidor ou empregado público integrante de quadro de pessoal de órgão ou entidade pública da administração direta ou indireta de qualquer esfera governamental; e não ser membro de órgão de direção ou administração do MinC e suas vinculadas ou seus cônjuges ou companheiros, parentes consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive os dependentes.
De acordo com a área interessada, será exigido formação acadêmica correspondente. O credenciamento ficará restrito a, no máximo, uma área cultural, limitado a nove segmentos. Essa indicação será feita por ordem de preferência na solicitação de credenciamento.
O contrato é de um ano, mas pode ser renovado por mais quatro vezes, chegando ao total de até cinco anos de prestação de serviços.
O prazo de inscrição termina no dia 8 de novembro. A ficha está disponível no site do MinC. A aceitação da solicitação de inscrição será comunicada em até cinco dias úteis após o recebimento do formulário
Mais informações sobre o edital de credenciamento nº 1/2014 podem ser obtidas enviando e-mail para pareceristas.sefic@cultura.gov.br ou por meio do telefone (61) 2024- 2145.
*Com informações do site do MinC
24 de setembro de 2014
BALANÇO DO ACAMPAMENTO
MOSTRA POLO AUDIOVISUAL SELECIONA FILMES PRODUZIDOS NO RIO GRANDE DO SUL
Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul
Barão de Teffé, 252 - Menino Deus, Porto Alegre - RS
23 de setembro de 2014
SMC está fazendo editais para eleição do CMCPOA deixando conselho de lado.
Prezado sr.
Os seguintes encaminhamentos foram tomados:
Edital para entidades encontra-se em análise pela procuradoria, com
previsão de publicação ainda esta semana.
Edital para regiões já tem minuta e será tratado em breve em reunião com a
SMGL.
Foram enviados ofícios solicitando indicações dos representantes do
Gabinete do Prefeito, Sindicato dos Municipários e Conselho Estadual de
Cultura.
Atenciosamente,
Álvaro Santi (Coordenador)
Observatório da Cultura de Porto Alegre
+5551 32250793
observatorio@smc.prefpoa.com.br
http://culturadesenvolvimentopoa.blogspot.com
________________________________________
Requer. CMC 001/2014 Porto Alegre, 23 de setembro de
2014.
Ao Excelentíssimo Senhor
ROQUE JACOBY
DD.Secretário Municipal da Cultura
Porto Alegre-RS
Senhor Secretário,
Ao cumprimentá-lo, muito cordialmente, viemos solicitar retorno aos
encaminhamentos da audiência pública realizada dia 1º. de setembro de 2014.
Conforme as manifestações unânimes de que os presentes nesta audiência foram
contrários às alterações apresentadas como proposta pela SMC, bem como a
solicitação para que ocorra as eleições imediatas para o Conselho Municipal
de Cultura de Porto Alegre com a composição atual.
Certos da atenção de Vossa
Excelência, agradecemos,
Cordialmente,
Paulo Roberto Rossal Guimarães
Presidente do CMC
Gestão 2011/2014
VEJAM O QUE DIZ O DECRETO REGULAMENTADOR 11.738 :
Explicando melhor:
O processo é bem simples basta querer:
1- O Conselho faz a minuta dos editais e manda para a SMC
2- a SMC publica os editais.
3 - A SMC recebe a documentação e manda para o conselho
4 - É nomeada uma Comissão por portaria da SMC composta por 5 pessoas(quatro do conselho e uma da SMC) para examinar a documentação entregue.
5 - Por fim a comissão recomenda para plenária do Conselho homologar=aprovar a documentação ou não.
Multipalco entrega Sala da Música Gerdau à comunidade
Requerimento CMCPOA 001/2014 ao Secretário Roque Jacoby
Requer. CMC 001/2014 Porto Alegre, 23 de setembro de 2014.
Ao Excelentíssimo Senhor
ROQUE JACOBY
DD.Secretário Municipal da Cultura
Porto Alegre-RS
Senhor Secretário,
Ao cumprimentá-lo, muito cordialmente, viemos solicitar retorno aos encaminhamentos da audiência pública realizada dia 1º. de setembro de 2014. Conforme as manifestações unânimes de que os presentes nesta audiência foram contrários às alterações apresentadas como proposta pela SMC, bem como a solicitação para que ocorra as eleições imediatas para o Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre com a composição atual.
Certos da atenção de Vossa Excelência, agradecemos,
Cordialmente,
Paulo Roberto Rossal Guimarães
Presidente do CMC
Gestão 2011/2014
22 de setembro de 2014
Porto Seguro seleciona projetos para patrocínio
Entre as diretrizes da política de patrocínio e apoio cultural da empresa estão: descentralizar geograficamente a distribuição dos recursos, tanto no aspecto da localização das entidades proponentes, quanto no do público beneficiário dos projetos; promover o desenvolvimento humano, a brasilidade, a igualdade de gênero e a diversidade étnica e cultural.
A seleção será feita com base nessas diretrizes e conforme: qualidade técnica do local proposto para as atividades (teatro, casa de show ou espaço cultural), criatividade e objetividade do projeto, viabilidade e compatibilidade entre custos e benefícios.
O prazo para recebimento dos projetos encerra-se no dia 14 de novembro.
Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.
CONVOCAÇÃO REUNIÃO CONSELHO DE CULTURA DIA 25/09/2014
Acampamento Farroupilha se encerra com 1,3 milhão de visitantes
Foto: Luiz Armando Vaz, Agência RBS
4 exposições no IAB
CABEÇA - RELICÁRIO DO PENSAMENTO JOÃO OTTO KLEPZIG
ABERTURA 24/09/2014, às 19:30 VISITAÇÃO 25/09 a 17/10/2014, 14 às 20h.
NA CIRCULAÇÃO:
A mostra dá continuidade à parceria dos irmãos Antônio Augusto e Luís Filipe Bueno. Desta vez texto e fotografias mapeiam poeticamente um recorte do Centro Histórico de Porto Alegre. No Solar do IAB, vizinho a esta trama de ruas em que Antônio Augusto e Luís Filipe costumam passear em passos e pensamentos, serão expostos texto, fotografias e um livro de artista. E, como expressão da vontade de dialogar com os moradores do Centro Histórico, o texto impresso também será distribuído nas caixas de correio de casas e apartamentos da redondeza. Antônio Augusto e Luís Filipe vêm dialogando artisticamente há vários anos através de exposições, intervenções urbanas, vídeo, música, texto, fotografia, desenho e gravura, sempre costurando texto e imagem. Em 1998 a série "Seres" ganhou exposição de desenhos em espaço alternativo com tiragem de uma série limitada de camisetas. Em 2004 a exposição "Regras libertárias disfarçadas em livres intenções" ocupou o mezanino da Usina do Gasômetro. "O desenho da imagem no espelho da linguagem" foi exposto na Galeria Augusto Meyer (IEAVi) e no Espaço Cultural Chico Lisboa. Além disso, realizaram ações de intervenção urbanas em diversas cidades. Desde 2006 mantêm o blog "Mangibre – o cotidiano urbano reencantado". Para o ano que vem está previsto o lançamento do livro "Jabutipê" e também uma residência artística no Canto da Carambola no Rio de Janeiro.
NA SALA ANEXA:
Exposição de aquarelas fundamentadas nas tradições e gestos orientais – a beleza colorida como proposta para a descontração e relaxamento, composição de precisas manchas samurais, inspiradas em gestos fluidos, linhas líquidas, muito movimento e uma pretensa narrativa, simulação de ideogramas, cujo significado é atribuído pelo próprio observador. Divide-se em alguns temas básicos como Dragões e Peixes, Templos em Paisagens, Azuis e Vermelhos, Gueixas e Samurais e as Aquarelas em Camadas, uma técnica que está sendo lançada nesta exposição que é a sobreposição de aquarelas através de lâminas translúcidas de algodão.
NA SALA DO ARCO:
Fios aparentes tramam a sua urdidura e que são todas costuradas com fios de cobre que dão sustentação às formas que contrastam com o alumínio. Pedras cristalinas - detalhes incrustrados em meio à malha - funcionam como pontos de luz a despertar a atenção do apreciador. Para produzir suas obras, Zetti modela a tela de alumínio, em diversas camadas que adota a forma que lhe é inspirada. As várias camadas de telas se sobrepõem criando volumes e para estruturá-las usa uma malha de alumínio menos flexível, ou de aço inox, e ainda cabos de alumínio trançado, que usa há mais de dez anos em suas esculturas. Segundo a artista, o trabalho é todo intuitivo. "Quero que cada pessoa faça a sua leitura, a sua interpretação. Este é o meu desafio, o de provocar a imaginação das pessoas".
Galeria Espaço IAB
Galeria de Arte do Instituto de Arquitetos do Brasil
Curadoria de Adriana Xaplin e Vinicius Vieira
Centro Cultural do IAB RS. Rua Gal. Canabarro, 363
Centro Histórico. Porto Alegre, RS. Brasil
51 3212 2552. www.iabrs.org.br