Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de setembro de 2014

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Empreendedor Cultural



Edital busca estimular a inovação nas formas de empreender cultura
Com o objetivo de fomentar a inovação nas formas de empreender cultura, o Prêmio Empreendedor Cultural 2ª edição oferece a oportunidade para realização de projetos na região metropolitana e no interior do estado. O edital tem o patrocínio da AES Sul e planejamento e gestão da Cida Cultural, com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, de entidades ligadas à atividade cultural e de uma rede de prefeituras municipais, entidades e lideranças comunitárias.
Nesta segunda edição será destinado o montante de R$ 200 mil (duzentos mil reais) para projetos culturais nos segmentos de música, literatura, artes cênicas, artes visuais, culturas populares, tradição e folclore, pesquisa e documentação, artesanato e artes integradas, realizados na área de concessão da AES Sul, que abrange 117 municípios do RS.
Além da premiação, a iniciativa conta com o Programa de Formação Sociocriativa que completa o estímulo gerado pelo Prêmio, agregando capacitação e conectividade. Baseadas em tecnologia do Laboratório de Inteligência Sociocriativa, serão 30 horas de formação distribuídas no Curso de Inovação em Projetos Culturais, no Laboratório Sociocriativo e no Diálogo Sociocriativo com Premiados.
O Prêmio busca viabilizar projetos que apresentem, em suas ações e metodologias, as seguintes inovações:
- Criar e aplicar tecnologias sociocriativas para gerar benefícios sociais de forma estruturante, democrática e sustentável.
- Promover um desenvolvimento humano sustentado na cultura enquanto livre expressão simbólica, direito humano e atividade econômica;
- Ampliar o acesso continuado a meios econômicos e tecnológicos para fruição, produção e circulação cultural em municípios gaúchos;
- Estimular a cooperação entre empreendedores culturais, lideranças comunitárias, poder público e iniciativa privada;
- Ativar redes de conhecimento e colaboração entre agentes culturais e sociais;
- Semear Cultura de Paz, não-violência, diálogo e cuidados com o meio ambiente e diversidade cultural.
Na primeira edição, em 2012, foram contemplados 11 projetos, abrangendo 24 municípios gaúchos. O Diretor Geral da AES SUL, Antonio Carlos de Oliveira, reitera o comprometimento da empresa com esta iniciativa, que procura incentivar a reflexão sobre a sustentabilidade dos projetos. ?Na Plataforma de Sustentabilidade da empresa consta de forma clara o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes, e nada melhor que incentivar uma transformação através da cultura. A AES Sul, sempre atenta à criatividade, inovação e tecnologia, aposta no Prêmio Empreendedor Cultural pensando na democratização às oportunidades de viabilização de projetos culturais, especialmente no interior do estado, apoiando os empreendedores locais e estimulando a formação de uma rede que desenvolva essas comunidades?, observa.
Inscrições
As inscrições estarão abertas de 15 de setembro até 21 de novembro de 2014 através do portal www.empreendedorcultural.com.br. Na plataforma online serão disponibilizados o regulamento, formulário de inscrição e as atualizações do processo. Poderão se inscrever todos os produtores culturais com cadastro habilitado no Sistema Pró-Cultura RS, pessoas jurídicas da sociedade civil organizada, de 117 municípios do Rio Grande do Sul (relação em anexo).

Programa de Formação Sociocriativa
O Curso Inovação em Projetos Culturais e a Oficina Laboratório Sociocriativo serão realizados de 20 a 24 de outubro, em Santa Maria. Os encontros, coordenados pelo pesquisador e curador do PEC 2ª edição André Martinez, têm o propósito de auxiliar os empreendedores culturais a desenvolver um pensamento inovador, expandir a efetividade de seus projetos e a operar de forma mais colaborativa.