Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de setembro de 2014

BALANÇO DO ACAMPAMENTO




Acampamento Farroupilha de 2014 recebe 1 milhão de pessoas


O Acampamento Farroupilha, edição 2014, recebeu pelo menos 1 milhão de pessoas. O cálculo é da equipe de organização do evento, a partir do público presente nas atividades culturais, campeiras e também nas oficinas realizadas entre os dias 7 e 20 de setembro. O dia de maior movimento foi o 20 de setembro, quando aproximadamente 180 mil pessoas circularam pelo parque. Estima-se que parcela expressiva deste público tenha se constituído de participantes e espectadores dos desfiles cívicos, temático e tradicionalista, que aconteceram pela manhã na Av. Edvaldo Pereira Paiva.

Um dos destaques das atividades do acampamento foi a Ciranda Escolar, que atendeu no total 17 mil crianças. As atividades artísticas, com como dança, declamação, chula, musical, oficinas de dança e brincadeiras, bem como contação de histórias e teatro - todas com temas que enalteceram a cultura gaúcha - atraíram o público de mais de 100 escolas. Municípios como Porto Alegre, Viamão, Osório, Gravataí, Alvorada, Guaíba, Canoas, Roca Sales marcaram presença na atividade, com alunos do ensino primário e fundamental e também com necessidades especiais.

O cheirinho característico e permanente de churrasco do Parque Harmonia confirma nas estatísticas o sucesso da gastronomia gaúcha. Somente de costela foram assadas 35 toneladas, nos mais de 350 piquetes e restaurantes espalhados pelo parque.

Segundo o presidente do MTG, Manoelito Savaris, a avaliação quanto ao Acampamento Farroupilha 2014 é positiva, com destaque para a qualidade da segurança, realizada pela Brigada Militar, Polícia Civil e empresa particular contratada. ‘Não tivemos nenhuma ocorrência grave no período de atividades, garantindo assim tanto aos acampados como ao público um ambiente tranquilo e propício para a integração e convivência, cultivando nossas tradições”, afirma.

As oficinas e atividades abertas do projeto Turismo de Galpão, que permitiram aos visitantes do Acampamento Farroupilha vivência direta com as manifestações, hábitos e costumes dos gaúchos em 53 piquetes, tiveram a participação de 1,1 mil pessoas até as 15h deste domingo, 21, último dia do evento. As oficinas de gastronomia, de chimarrão e de danças gaúchas foram as mais procuradas. O número dessa edição supera os 400 participantes da grande festa da cultura gaúcha de 2013 e os cerca de 800 turistas brasileiros e estrangeiros que integraram as atividades oferecidas pelo projeto durante o Acampamento Extraordinário da Copa 2014.

O Galpão da Hospitalidade, a Secretaria Municipal de Turismo recepcionou 21.260 pessoas, das quais 76% gaúchos de 40 cidades do Rio Grande do Sul, 21% turistas de 20 estados brasileiros e 3% visitantes estrangeiros, de 20 diferentes nacionalidades. Estiveram no parque pessoas da Colômbia, México, Japão, Estados Unidos, Peru, Palestina, Chile, Bolívia, França, Portugal, Argentina, Uruguai, República Tcheca e outros países.

Atenciosamente,

Sandra Z. Veroneze

Pragmatha Laboratório de Ideias & Gestão de Projetos
Sandra.veroneze@pragmatha.com.br
Twitter: @sandrazveroneze
www.pragmatha.com.br
51 3573 3455 / 9370 0619