Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de setembro de 2014

Acampamento Farroupilha desperta interesse de turistas


Foto: Divulgação/PMPA
Semelhança com galpões da área externa dos castelos impressionou ingleses
Semelhança com galpões da área externa dos castelos impressionou ingleses
O Acampamento Farroupilha, considerado o evento de maior expressão da cultura gaúcha, atraiu o interesse de turistas nacionais e estrangeiros que procuraram nessa quinta-feira, 18, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) para conhecer a história e os costumes do povo do Rio Grande do Sul. O Espaço Cultural Aporreados do 38, apresentou uma verdadeira aula sobre tradição com sua exposição O Gaúcho Primitivo.

O espaço remete aos legítimos acampamentos montados pelos gaúchos durante a Revolução Farroupilha. Uma tolderia de couro reconstruída na área central foi o que mais chamou a atenção dos visitantes. Os ingleses de Oxford, Martin e Deborah Russell, se admiraram ao perceber que o barracão é semelhante aos que eram montados fora das áreas dos castelos na Inglaterra. O casal relevou que veio a Porto Alegre especialmente para conhecer o festejo farroupilha. “Soube do evento e da revolução através de uma enciclopédia, o assunto nos interessou e decidimos visitar”, contou Martin. E inglês completou: "É muito interessante saber que tudo isso é construído para ser mostrado aos visitantes e quando acaba o evento tudo é desmontado".
 
Redescoberta – A gaúcha Nilda Maria Bianchezzi, que com 17 anos deixou o Rio Grande do Sul e hoje é moradora de Florianópolis, retornou à capital gaúcha acompanhada do marido Vilmar Bianchezzi para conhecer o Acampamento Farroupilha. “Embora eu soubesse alguma coisa da história, não tinha ideia de como era a estrutura do Acampamento Farroupilha, pois sai muito jovem do estado”, contou a gaúcha. Nilda ficou impressionada com a exposição. “É muito interessante, pois era assim mesmo como eles viviam. Com a explicação fica mais fácil de entender como funcionava”, disse Nilda.
 
Cultura viva - Nas oficinas de Turismo de Galpão, os visitantes têm a oportunidade de conhecer e aprender a história, as tradições, os hábitos, usos e costumes do povo gaúcho de forma criativa. Informações e inscrições estão disponíveis no Galpão da Hospitalidade, que funciona diariamente no Acampamento Farroupilha, das 9h às 22h. A programação também está disponível em www.portoalegrecriativa.info


/acampamento_farroupilha /turismo
Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.