Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

19 de setembro de 2014

Acampamento Farroupilha desperta interesse de turistas


Foto: Divulgação/PMPA
Semelhança com galpões da área externa dos castelos impressionou ingleses
Semelhança com galpões da área externa dos castelos impressionou ingleses
O Acampamento Farroupilha, considerado o evento de maior expressão da cultura gaúcha, atraiu o interesse de turistas nacionais e estrangeiros que procuraram nessa quinta-feira, 18, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) para conhecer a história e os costumes do povo do Rio Grande do Sul. O Espaço Cultural Aporreados do 38, apresentou uma verdadeira aula sobre tradição com sua exposição O Gaúcho Primitivo.

O espaço remete aos legítimos acampamentos montados pelos gaúchos durante a Revolução Farroupilha. Uma tolderia de couro reconstruída na área central foi o que mais chamou a atenção dos visitantes. Os ingleses de Oxford, Martin e Deborah Russell, se admiraram ao perceber que o barracão é semelhante aos que eram montados fora das áreas dos castelos na Inglaterra. O casal relevou que veio a Porto Alegre especialmente para conhecer o festejo farroupilha. “Soube do evento e da revolução através de uma enciclopédia, o assunto nos interessou e decidimos visitar”, contou Martin. E inglês completou: "É muito interessante saber que tudo isso é construído para ser mostrado aos visitantes e quando acaba o evento tudo é desmontado".
 
Redescoberta – A gaúcha Nilda Maria Bianchezzi, que com 17 anos deixou o Rio Grande do Sul e hoje é moradora de Florianópolis, retornou à capital gaúcha acompanhada do marido Vilmar Bianchezzi para conhecer o Acampamento Farroupilha. “Embora eu soubesse alguma coisa da história, não tinha ideia de como era a estrutura do Acampamento Farroupilha, pois sai muito jovem do estado”, contou a gaúcha. Nilda ficou impressionada com a exposição. “É muito interessante, pois era assim mesmo como eles viviam. Com a explicação fica mais fácil de entender como funcionava”, disse Nilda.
 
Cultura viva - Nas oficinas de Turismo de Galpão, os visitantes têm a oportunidade de conhecer e aprender a história, as tradições, os hábitos, usos e costumes do povo gaúcho de forma criativa. Informações e inscrições estão disponíveis no Galpão da Hospitalidade, que funciona diariamente no Acampamento Farroupilha, das 9h às 22h. A programação também está disponível em www.portoalegrecriativa.info


/acampamento_farroupilha /turismo
Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.