Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

6 de setembro de 2014

Bombeiros interditam 18 piquetes do Acampamento Farroupilha

via zero hora:

 

Portões do Parque Harmonia já foram abertos neste sábado e, segundo organização do evento, não há risco para os visitantes

06/09/2014 | 12h51
Bombeiros interditam 18 piquetes do Acampamento Farroupilha Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Espaços devem corrigir problemas e passar por nova vistoria nos próximos dias Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Na véspera da abertura oficial e já com os portões abertos aos visitantes neste sábado, o Acampamento Farroupilha, na Capital, tem 18 piquetes interditados por oferecerem risco de incêndio. Os locais foram fechados nesta sexta-feira e só serão reabertos depois que as adequações forem feitas, com liberação pelo Corpo de Bombeiros.

Realizado em 16 hectares do Parque Harmonia, o evento só ganhará o alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) quando todas as estruturas — estimadas em mais de 400 pela organização do acampamento, sendo 364 piquetes — estiverem dentro das normas. No entanto, as interdições não impedem que o evento aconteça.

Acampamento Farroupilha: caráter familiar e atração campeira Turistas australianos experimentam chimarrão no Acampamento Farroupilha
De acordo com o tenente-coronel Adriano Krukoski, comandante dos bombeiros da Capital, cerca de 210 piquetes receberam notificações, pois necessitam de adequações. Entre as principais irregularidades estão extintores com lacre rompido, distância menor do que um metro entre os piquetes e falta de pessoa treinada no combate a incêndio.

— Esses itens não oferecem risco iminente à segurança, diferente de fiação exposta, com risco elétrico, e gás dentro do piquete. Os que estavam com estes problemas foram interditados — afirma Krukoski.

A organização do evento garante que não há risco aos visitantes:

— As pessoas podem ir ao acampamento, porque não há risco. Os locais que tinham alguma coisa fora das normas, que são muito poucos, estão fechados e só serão abertos quando os bombeiros permitirem  — afirma o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria da Cultura, Giovane Tubino.
O evento
O Acampamento Farroupilha 2014 abre oficialmente neste domingo, às 18h, com a chegada da Chama Crioula. No entanto, desde a manhã deste sábado, os portões do parque já estão abertos aos visitantes, com atrações musicais, concursos, apresentações, parque de alimentação, feira, entre outras atividades.

São esperadas mais de 700 mil pessoas até o encerramento do acampamento, no dia 21 de setembro. No site da prefeitura, confira a programação completa