Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

3 de setembro de 2014

Prefeitura lança edital para revitalização da orla do Guaíba

Foto: Divulgação/PMPA
Primeira fase abrange 1.320 metros, da Usina do Gasômetro à Rótula das Cuias
Primeira fase abrange 1.320 metros, da Usina do Gasômetro à Rótula das Cuias
O prefeito José Fortunati assina nesta quinta-feira, 4, o edital para licitação das obras da primeira etapa do projeto de revitalização da orla do Guaíba. A formalização será realizada às 10h, em ato no Paço Municipal, com a presença do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, autor do projeto.

A contratação para as intervenções contempla o trecho de 1.320 metros entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. O edital possui 630 pranchas detalhadas das obras e mais de cinco mil itens no orçamento que terá investimento de R$ 57,4 milhões. O projeto já foi analisado por diferentes secretarias municipais e possui as licenças necessárias para o início das obras.

Parque da Orla do Guaíba

O projeto propõe uma nova relação entre a cidade e o Guaíba, com segurança e infraestrutura qualificada. O Parque da Orla da Guaíba conta com dois importantes elementos: o nível do calçadão, que corre sobre o dique integrante do sistema de proteção de cheias da cidade; e o novo passeio, mais elevado. Entre o calçadão e o passeio se organizam as atividades de esportes, ciclovia, lazer e comércios. Entre o passeio e o Guaíba se forma um espaço mais contemplativo, onde a vegetação nativa vai reconquistar seu espaço.



/orla
Texto de: Catarina Gomes
Edição de: Carolina Seeger
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.