Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

5 de setembro de 2014

Acampamento Farroupilha está pronto para receber visitantes

Foto: Ricardo Stricher/PMPA
São esperadas mais de 700 mil pessoas no Parque Harmonia
São esperadas mais de 700 mil pessoas no Parque Harmonia
A abertura oficial do Acampamento Farroupilha será neste domingo, às 18h, com a chegada da Chama Crioula. Conforme o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria da Cultura, Giovane Tubino, a expectativa é superar o número de visitantes do ano passado. São esperadas mais de 700 mil pessoas. Já a partir deste sábado, 6, o público pode desfrutar de uma programação cultural diversificada. Concursos, apresentações musicais de nomes consagrados do tradicionalismo e de invernadas artísticas de CTGs também estão na programação. Outro destaque é a realização da Ciranda Escolar, uma oportunidade de aproximar estudantes das escolas públicas e privadas da cultura rio-grandense.
(Veja Aqui a Programação Cultural)
Programação Campeira - Já a programação campeira vai acontecer nos dias 12, 13 e 14 de setembro, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). Para todas as modalidades, será pedido o cartão tradicionalista em dia. Para o Laço Patrão e Capataz, o cartão deverá estar em mãos. Todas as provas campeiras ocorrerão mediante regulamento e parâmetros do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
(Veja Aqui a Programação Campeira
Serviços
Estacionamentos - Em 2014, serão quatro áreas de estacionamento. Os estacionamentos, administrados por uma empresa particular, terão o valor unitário de R$ 15,00 para carros e motos. O funcionamento será de segunda a quinta-feira, das 20h às 3h. De sexta-feira a domingo e nos feriados, estará aberto durante todo o dia. O estacionamento de veículos na av. Edvaldo Pereira Paiva foi concedido aos guardadores autorizados pela prefeitura que estão devidamente uniformizados. Nesses locais, o valor será de R$ 10,00.
Atendimento médico - O posto de saúde do Acampamento Farroupilha funciona 24 horas com ambulatório, sala de atendimento de emergência e duas ambulâncias de atendimento básico. Casos mais graves são encaminhados para o Hospital de Pronto Socorro. O posto fica ao lado do Centro de Eventos.
Internet - Em toda a área do Acampamento Farroupilha estará disponível acesso gratuito à Internet, em computador pessoal. O sinal wireless, sem fio, é oferecido pela Procempa sem necessidade de senhas.
Bancos - O Acampamento Farroupilha dispõe de caixas eletrônicos do banco Bradesco, localizado no Centro de Convivência (centro do parque).
Segurança - A Brigada Militar tem presença ostensiva no Acampamento. A Polícia Civil instalou uma delegacia próxima ao Centro de Eventos. Equipes da Polícia Civil ficam de plantão 24 horas no posto. Além da Brigada Militar e Polícia Civil, tem presença permanente no Parque uma equipe do Corpo de Bombeiros.
Comércio - A Feira de Artesanato do Acampamento Farroupilha está localizada ao lado do Centro de Eventos, próxima à Fazendinha, onde ocorrem as provas campeiras. A Feira possui mais de 60 estandes que vendem produtos gauchescos, como artesanato, vestimentas, utilidades para o lar, móveis e lazer. Para oferecer melhor conforto para os visitantes e participantes, os corredores possuem piso de madeira.
Alimentação - A festa tradicionalista deste ano mantém as novidades dos anos anteriores. Dentre elas está uma picanharia, uma chopperia e um café campeiro que será vendido na padaria do parque. A praça de alimentação será voltada para a tradição e disponibilizará mais iguarias da culinária campeira. Padaria, açougue, revendas de gelo, lenha e carvão, depósito de bebidas, churrascaria, restaurantes típicos e de frutos do mar. A praça terá estandes que venderão peixe, entrevero (sanduíche com carne de churrasco), pastel de carrera, frutas com chocolate e produtos coloniais, como queijo, salame, pão, cucas e doces típicos gaúchos.
Transporte - Linhas de ônibus para chegar ao Acampamento Farroupilha no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho:
Sentido Centro-bairro 
Origem: Centro
C1 – Circular Centro
C4 – Balada Segura
176 - Serraria/Rodoviária
178 - Praia de Belas
180 - Diário
188 - Assunção
244 - Santa Teresa
2441 - Santa Teresa/Mariano de Matos
255 - Caldre Fião
272 - Moradas da Hípica e derivadas
273 - Belém Novo/Hípica e derivadas
282 - Cruzeiro
2821- Pereira Passos
346 - São José
349 - São Caetano
360 - Ipê
376 - Herdeiros/ Esmeralda
394 - Mapa e derivadas
397 - Bonsucesso e derivadas
R32 - Rápida - Bonsucesso
Obs.: Na av. Borges de Medeiros, em frente ao IPÊ, há várias linhas provenientes da área central (terminais Borges e Salgado Filho) com destino à zona Sul.
Sentido bairro/Centro
Origem: Tristeza
110 - Restinga Nova Tristeza
11- Restinga Velha Tristeza
180 - Diário
188 - Assunção

Origem: Bairro Menino Deus/av Praia de Belas
178 - Praia de Belas
Origem: Protásio Alves
492 - Petrópolis/Sesc
Origem: av Ipiranga
T1 - Transversal 1
T1D - Direta
Obs.: Na av. Borges de Medeiros, em frente ao IPÊ, há várias linhas provenientes da zona Sul com destino à área Central (terminais Borges e Salgado Filho).
Outras informações no fone 156 e www.poatransporte.com.br



/acampamento_farroupilha
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.