Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

6 de setembro de 2014

Oficina do Turismo de Galpão dá a receita do bolinho de chuva

Foto: Divulgação/PMPA
Na Copa, Maria da Graça ensinou estrangeiros a prepararem os bolinhos
Na Copa, Maria da Graça ensinou estrangeiros a prepararem os bolinhos
O piquete Lendas do Sul participa do projeto de oficinas abertas do Turismo de Galpão desde sua primeira edição, no Acampamento Farroupilha de 2013, e conquista cada vez mais visitantes, curiosos em aprender a receita do bolinho de chuva preparado por dona Maria da Graça Spíndola. Foi assim no ano passado, se repetiu no evento extraordinário montado para a Copa 2014, quando mostrou a turistas estrangeiros o passo a passo do já famoso “bolinho de chuva da dona Maria da Graça”, e deve ocorrer mais uma vez no Acampamento Farroupilha deste ano, que movimenta a partir deste sábado, 6, o Parque Harmonia.
Experiência únicas - A oficina começa com a apresentação dos ingredientes: farinha, fermento, leite, açúcar, ovos e canela para envolver os bolinhos depois de fritos. Mesmo não atribuindo nenhum segredo à receita, Maria da Graça revela que “a base da massa são os ovos, seis ao todo, e pouquíssimo leite”. No Parque Harmonia desde maio passado, como muitos outros tradicionalistas que participaram do Acampamento Farroupilha da Copa, Maria da Graça diz que não cansa. “Amamos lidar com o público e com as experiências únicas que vivemos aqui temos sempre mais uma história para contar”, comemora. Entusiasmada com o perfil cultural que tem marcado o Acampamento e com a convivência com os visitantes que as oficinas do Turismo de Galpão proporcionam, Maria da Graça resume seu sentimento: -“Aqui no Acampamento somos famílias prontas para receber outras famílias, num espírito de acolhimento.”

Nas oficinas de Turismo de Galpão, os visitantes têm a oportunidade de conhecer e aprender a história, as tradições, os hábitos, usos e costumes do povo gaúcho de forma criativa. Assim como o bolinho de chuva, há oficinas da culinária regional que ensinam o preparo do churrasco, arroz de carreteiro, doces caseiros como ambrosia e arroz de leite, pão, cuca, café campeiro e café de chaleira, este acompanhado do pastel de carreira. Dicas para um bom chimarrão, lendas, danças, montaria, forja e afiação de facas são algumas das mais de 140 oficinas que aguardam os visitantes até o final do Acampamento Farroupilha. A programação completa está em www.portoalegrecriativa.info.

Galpão da Hospitalidade - O centro de referência de toda a programação, bem como o local de inscrição para as oficinas, é o Galpão da Hospitalidade, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. A estrutura de quase 200 metros quadrados funcionará diariamente, das 9h às 22h, com uma equipe de recepcionistas e intérpretes, espaço de convivência e material impresso com a programação das oficinas nas versões português, inglês e espanhol. Para orientar o público, 30 placas com indicações em três idiomas sinalizam o acesso ao Galpão da Hospitalidade dentro do parque, e os 52 piquetes e entidades tradicionalistas preparados para receber turistas em oficinas são identificados com o Selo Turismo de Galpão, exibido na área externa dos galpões.




/acampamento_farroupilha
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.