Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de setembro de 2014

Acampamento Farroupilha bate recordes de público neste domingo


A expectativa de público recorde no fim de semana se confirmou, mais de 180 mil pessoas circularam no Acampamento Farroupilha entre sexta-feira e domingo, somente no domingo, quando foi aberta oficialmente a Semana Farroupilha, o MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) estima que perto de 100 mil pessoas foram até o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho – Estância da Harmonia. Para Giovani Tubino, Coordenador da Tradição e Folclore da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, o sucesso de público não se deve só ao clima favorável, “a estrutura melhorada, com a cobertura de britas que reduziram a formação de barro ao mínimo, a atividade constante no Palco Central e a manutenção do projeto Turismo de Galpão incentivam aos visitantes a praticaram a cultura gaúcha”, a oficina de dança promovida no Galpão da Hospitalidade contou com mais de 300 participantes e todas as outras oficinas desenvolvidas nos piquetes, que tem a placa “Turismo de Galpão” em frente aos seus galpões, estiveram lotadas. Escolas também tem adotado o Acampamento Farroupilha como atividade extra-classe, completa Tubino.
Um dos atrativos mais procurados do fim de semana foi o Rodeio Crioulo, com mais de 800 participantes nas provas de laço o rodeio atraiu as arquibancadas montadas ao lado da cancha de gineteada, na Fazendinha do Parque. Para Jair Martins, diretor campeiro do Acampamento Farroupilha o rodeio “atingiu seus objetivos, superou a expectativa de público e promoveu a confraternização entre as famílias dos participantes das provas” na sua maioria acampadas na própria Fazendinha. Jair ressalta que não houve nenhuma ocorrência de briga ou qualquer tipo de ato violento. No domingo encerrou-se o Rodeio Crioulo com a distribuição dos prêmios aos ganhadores, em um total de R$ 20 mil de prêmios em dinheiro concedidos aos vencedores das várias modalidades de prova de laço. "A intenção não é acirrar a competitividade, mas valorizar a cultura", explica Jair. A verba das premiações vem das taxas de inscrição nas provas do rodeio.
Uma das atividades que atraiu muitas famílias foi o festival de intérpretes Recolutando a Potrada, já em sua 3ª edição se consolida como festival que revela novos talentos. Domingo foram entregues os troféus aos premiados, primeiro colocado recebeu 2 mil reais, o segundo colocado recebeu 1 reais, e o terceiro colocado recebeu 500 reais. O Recolutando a Potrada é uma iniciativa da Acamparh (Associação dos Acampados do Parque da Harmonia).
O Acampamento Farroupilha é a mais completa mostra da diversidade da cultura gaúcha na região metropolitana, tanto pela presença de público quanto pelo número de atividades culturais. Música, produtos do artesanato gaúcho, dança, comida típica, oficinas de pilcha, chimarrão, receitas culinárias típicas e piquetes que resgatam a história das tradições gaúchas levam o visitante a uma imersão na cultura gaúcha.
Links relacionados:
Programação completa do Acampamento Farroupilha
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=172233&ACAMPAMENTO+FARROUPILHA+TERA+INTENSA+PROGRAMACAO+CULTURAL
Saiba como participar das oficinas do Turismo de Galpão
http://www.portoalegrecriativa.info/site/turismo_de_galpao