Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de setembro de 2014

4 exposições no IAB

 

 

O Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul, convida para a abertura de 4 exposições selecionadas em edital, que integram o terceiro ciclo de artes visuais da galeria Espaço IAB em 2014. O coquetel será realizado dia 24 de setembro, a partir das 19:30, permanecendo com visitação até o dia 17 de outubro de 2014, das 14 às 20h. 

Para saber mais sobre as exposições e o histórico da galeria acesse galeriaespacoiab.blogspot.com .

NA SALA NEGRA: 
CABEÇA - RELICÁRIO DO PENSAMENTO   JOÃO OTTO KLEPZIG
ABERTURA  24/09/2014, às 19:30  VISITAÇÃO 25/09 a 17/10/2014, 14 às 20h.

























A exposição reúne obras que procuram mostrar visualmente o resultado de um processo criativo em que as modificações nos traços e formas da cabeça buscaram imprimir maior força às suas linhas, proporcionando assim novas leituras. A cabeça humana, que guarda e protege o cérebro, é o relicário dos  pensamentos, envolvendo sentimentos,  angustias e sonhos, e é o tema escolhido para a exposição reflete essa concepção. As interferências efetuadas por João Otto exibem diferentes expressões do semblante humano refletindo momentos particulares de cada pessoa. As obras escultóricas, com essa abordagem, objetivam levar o  público a refletir sobre a infinita possibilidade de construção, modificação e reestruturação da cabeça humana. A mostra propõe uma experiência emocional, visual e cognitiva, reunindo as cabeças-esculturas, cujas formas  evocam a idéia  do quanto somos diferentes devido à maneira como pensamos e como podemos ver o outro de forma diversificada. João Otto, que já realizou várias individuais, é aluno do escultor Caé Braga junto ao Museu do Trabalho e nesta exposição exibe resultado das etapas recentes do trabalho que vem desenvolvendo na criação e modelagem das cabeças em argila, fundidas em bronze e submetidas a diferentes tratamentos de cor.


NA CIRCULAÇÃO: 
DO GASÔMETRO ATÉ A BORGES ENTRE A DUQUE E A DEMÉTRIO   
ANTÔNIO AUGUSTO BUENO E LUIS FILIPE BUENO 
ABERTURA  24/09/2014, às 19:30  VISITAÇÃO 25/09 a 17/10/2014, 14 às 20h.


















A mostra dá continuidade à parceria dos irmãos Antônio Augusto e Luís Filipe Bueno. Desta vez texto e fotografias mapeiam poeticamente um recorte do Centro Histórico de Porto Alegre. No Solar do IAB, vizinho a esta trama de ruas em que Antônio Augusto e Luís Filipe costumam passear em passos e pensamentos, serão expostos texto, fotografias e um livro de artista.  E, como expressão  da vontade de dialogar com os moradores do Centro Histórico, o texto impresso também será distribuído nas caixas de correio de casas e apartamentos da redondeza. Antônio Augusto  e Luís Filipe vêm dialogando artisticamente há vários anos através de exposições, intervenções urbanas, vídeo, música, texto, fotografia, desenho e gravura, sempre costurando texto e imagem. Em 1998 a série "Seres" ganhou exposição de desenhos em espaço alternativo com tiragem de uma série limitada de camisetas.  Em 2004 a exposição "Regras libertárias disfarçadas em livres intenções" ocupou o mezanino da Usina do Gasômetro. "O desenho da imagem no espelho da linguagem" foi exposto na Galeria Augusto Meyer (IEAVi) e no Espaço Cultural Chico Lisboa. Além disso, realizaram ações de intervenção urbanas em diversas cidades. Desde 2006 mantêm o blog "Mangibre – o cotidiano urbano reencantado". Para o ano que vem está previsto o lançamento do livro "Jabutipê" e também uma residência artística no Canto da Carambola no Rio de Janeiro. 



NA SALA ANEXA:  
MITOS ORIENTAIS - Exposição de Zen Aquarelas. "Uma colorida contemplação como fonte de deslocamento e prazer" 
GABY BENEDYCT 
ABERTURA  24/09/2014, às 19:30  VISITAÇÃO 25/09 a 17/10/2014, 14 às 20h.





















Exposição de aquarelas fundamentadas nas tradições e gestos orientais – a beleza colorida como proposta para a descontração e relaxamento, composição de precisas manchas samurais, inspiradas em gestos fluidos, linhas líquidas, muito movimento e uma pretensa narrativa, simulação de ideogramas, cujo significado é atribuído pelo próprio observador. Divide-se em alguns temas básicos como Dragões e Peixes, Templos em Paisagens, Azuis e Vermelhos, Gueixas e Samurais e as Aquarelas em Camadas, uma técnica que está sendo lançada nesta exposição que é a sobreposição de aquarelas através de lâminas translúcidas de algodão. 



NA SALA DO ARCO:  
ESCULTURAS    ZETTI NEUHAUS 
ABERTURA  24/09/2014, às 19:30  VISITAÇÃO 25/09 a 17/10/2014, 14 às 20h.

















Fios aparentes tramam a sua urdidura e que são todas costuradas com fios de cobre que dão sustentação às formas que contrastam com o alumínio. Pedras cristalinas - detalhes incrustrados em meio à malha - funcionam como pontos de luz a despertar a atenção do apreciador. Para produzir suas obras, Zetti modela a tela de alumínio, em diversas camadas que adota a forma que lhe é inspirada. As várias camadas de telas se sobrepõem criando volumes e para estruturá-las usa uma malha de alumínio menos flexível, ou de aço inox, e ainda cabos de alumínio trançado, que usa há mais de dez anos em suas esculturas. Segundo a artista, o trabalho é todo intuitivo. "Quero que cada pessoa faça a sua leitura, a sua interpretação. Este é o meu desafio, o de provocar a imaginação das pessoas".



__

Galeria Espaço IAB 
Galeria de Arte do Instituto de Arquitetos do Brasil 
Curadoria de Adriana Xaplin e Vinicius Vieira 
Centro Cultural do IAB RS. Rua Gal. Canabarro, 363 
Centro Histórico. Porto Alegre, RS. Brasil 
51 3212 2552. www.iabrs.org.br