Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

6 de setembro de 2014

Turismo de Galpão oferece oficinas ao público neste sábado



Foto: Divulgação/PMPA
Preparo do chimarrão será um dos temas de oficina no Acampamento
Preparo do chimarrão será um dos temas de oficina no Acampamento
Visitantes do Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, terão já a partir deste sábado, 6, a oportunidade de conhecer e aprender a história, as tradições, os hábitos, usos e costumes do povo gaúcho de forma criativa, com as oficinas do projeto Turismo de Galpão. O cardápio é amplo e será oferecido por 52 dos mais de 300 galpões de piquetes e entidades tradicionalistas que participam do evento, cuja abertura oficial será às 18h de domingo, 7. Até o dia 21 de setembro, quando a festa gauchesca se encerra, terão sido oferecidas 141 oficinas abertas ao público. (veja programação completa)
Iniciativa das secretarias de Turismo (SMTUR) e da Cultura (SMC) da Capital, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha, o projeto Turismo de Galpão segue o conceito do Turismo Criativo de oferecer aos visitantes a oportunidade de interagir com os piquetes e tradicionalistas, para aprender conteúdos da cultural local e que fazem parte do cotidiano dos gaúchos.
Gastronomia - A culinária regional, por exemplo, inspira pelo menos 12 oficinas, que serão realizadas por 17 dos 52 piquetes que participam do projeto. Elas ensinam, entre outras receitas, o preparo do churrasco, do arroz de carreteiro e de outras especialidades da comida campeira, de doces caseiros como ambrosia e arroz de leite, do pão, da cuca, do café campeiro e do café de chaleira, este acompanhado do pastel de carreira.
O chimarrão, sua técnica, ritual e simbologia, bem como a história e as lendas em torno da erva-mate, também poderão ser conhecidos por visitantes de outras regiões, ou aperfeiçoados pelos próprios gaúchos, em oficinas de diferentes formatos, feitas por outros 12 piquetes.

As opções para interagir com a cultura gaúcha são muitas: aprender a encilhar e montar um cavalo em uma mini fazendinha; conferir como é feita a forja e afiação de facas; aprender como o gaúcho faz o nó no lenço; jogar truco e disputar um torneio; assistir a apresentações de danças folclóricas e aprender seus passos; acompanhar palestras sobre lendas e a história do Rio Grande do Sul são algumas delas.
As oficinas do Turismo de Galpão serão oferecidas diariamente, até o dia 21 de setembro, com várias opções, entre 10h e 20h. A grande maioria das atividades são gratuitas e algumas oferecidas com intérprete para outros idiomas como inglês, espanhol, francês e alemão, como ocorreu durante o Acampamento Farroupilha Extraordinário da Copa.
Galpão da Hospitalidade - O centro de referência de toda a programação, bem como o local de inscrição para as oficinas, será o Galpão da Hospitalidade, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. A estrutura de quase 200 metros quadrados funcionará diariamente, das 9h às 22h, com uma equipe de recepcionistas e intérpretes, espaço de convivência e material impresso com a programação das oficinas nas versões português, inglês e espanhol. Para orientar o público, 30 placas com indicações em três idiomas sinalizam o acesso ao Galpão da Hospitalidade dentro do parque, e os 52 piquetes e entidades tradicionalistas preparados para receber turistas em oficinas são identificados com o Selo Turismo de Galpão, exibido na área externa dos galpões.
Caminhadas guiadas - Outra opção de aproximação e contato com as tradições gaúchas e o ambiente dos galpões do Acampamento Farroupilha serão as Caminhadas Guiadas, que terão seis edições entre 11 e 20 de setembro. Os roteiros são orientados por um guia de turismo credenciado e percorrem o Parque Harmonia com paradas em piquetes do programa Turismo de Galpão para visitação e atividades relacionadas à cultura regional.
As Caminhadas Guiadas ocorrerão dia 11, com saídas do Galpão da Hospitalidade, às 10h e às 15h; dia 13, com saída às 10h; dia 18, com roteiros às 10h e às 15h, e dia 20, com edição única às 10h. Inscrições no Galpão da Hospitalidade.

Leia também:
Acampamento Farroupilha terá intensa programação cultural


/acampamento_farroupilha /tradicionalismo /turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.