Iniciativa das secretarias de Turismo (SMTUR) e da Cultura (SMC) da Capital, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha, o projeto Turismo de Galpão segue o conceito do Turismo Criativo de oferecer aos visitantes a oportunidade de interagir com os piquetes e tradicionalistas, para aprender conteúdos da cultural local e que fazem parte do cotidiano dos gaúchos.
Gastronomia - A culinária regional, por exemplo, inspira pelo menos 12 oficinas, que serão realizadas por 17 dos 52 piquetes que participam do projeto. Elas ensinam, entre outras receitas, o preparo do churrasco, do arroz de carreteiro e de outras especialidades da comida campeira, de doces caseiros como ambrosia e arroz de leite, do pão, da cuca, do café campeiro e do café de chaleira, este acompanhado do pastel de carreira.
O chimarrão, sua técnica, ritual e simbologia, bem como a história e as lendas em torno da erva-mate, também poderão ser conhecidos por visitantes de outras regiões, ou aperfeiçoados pelos próprios gaúchos, em oficinas de diferentes formatos, feitas por outros 12 piquetes.
As opções para interagir com a cultura gaúcha são muitas: aprender a encilhar e montar um cavalo em uma mini fazendinha; conferir como é feita a forja e afiação de facas; aprender como o gaúcho faz o nó no lenço; jogar truco e disputar um torneio; assistir a apresentações de danças folclóricas e aprender seus passos; acompanhar palestras sobre lendas e a história do Rio Grande do Sul são algumas delas.
As oficinas do Turismo de Galpão serão oferecidas diariamente, até o dia 21 de setembro, com várias opções, entre 10h e 20h. A grande maioria das atividades são gratuitas e algumas oferecidas com intérprete para outros idiomas como inglês, espanhol, francês e alemão, como ocorreu durante o Acampamento Farroupilha Extraordinário da Copa.
Galpão da Hospitalidade - O centro de referência de toda a programação, bem como o local de inscrição para as oficinas, será o Galpão da Hospitalidade, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. A estrutura de quase 200 metros quadrados funcionará diariamente, das 9h às 22h, com uma equipe de recepcionistas e intérpretes, espaço de convivência e material impresso com a programação das oficinas nas versões português, inglês e espanhol. Para orientar o público, 30 placas com indicações em três idiomas sinalizam o acesso ao Galpão da Hospitalidade dentro do parque, e os 52 piquetes e entidades tradicionalistas preparados para receber turistas em oficinas são identificados com o Selo Turismo de Galpão, exibido na área externa dos galpões.
Caminhadas guiadas - Outra opção de aproximação e contato com as tradições gaúchas e o ambiente dos galpões do Acampamento Farroupilha serão as Caminhadas Guiadas, que terão seis edições entre 11 e 20 de setembro. Os roteiros são orientados por um guia de turismo credenciado e percorrem o Parque Harmonia com paradas em piquetes do programa Turismo de Galpão para visitação e atividades relacionadas à cultura regional.
As Caminhadas Guiadas ocorrerão dia 11, com saídas do Galpão da Hospitalidade, às 10h e às 15h; dia 13, com saída às 10h; dia 18, com roteiros às 10h e às 15h, e dia 20, com edição única às 10h. Inscrições no Galpão da Hospitalidade.
/acampamento_farroupilha /tradicionalismo /turismo
Texto de: Eliana
Zarpelon
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.