Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de setembro de 2014

Baralho Gaudério para truco ganha elementos da cultura gaúcha

Foto: Divulgação/PMPA
Ilustrações foram adaptadas com elementos típicos do Rio Grande do Sul Ilustrações foram adaptadas com elementos típicos do Rio Grande do Sul
O Baralho Gaudério, variante do Truco Gaúcho, será lançado nesta quarta-feira, 10, no Acampamento Farroupilha. O evento ocorre a partir das 19h30, no DTG 12 de Outubro, com o apoio do programa Porto Alegre Turismo Criativo e da Secretaria Municipal de Turismo.
Quem tem gosto pelo popular jogo de cartas praticado em diversos locais da América do Sul e algumas regiões da Espanha e Itália, o truco, e está acostumado ao tradicional baralho espanhol, poderá se divertir ainda mais com o Baralho Gaudério. As ilustrações trazem o traço original e bem humorado do cartunista Santiago, artista gaúcho reconhecido inclusive entre os tradicionalistas, que estará presente ao evento de lançamento.
O Baralho Gaudério é uma iniciativa independente do arquiteto Airton Cattani e do publicitário Gustavo Portela, que buscaram Santiago para assegurar à execução referências enraizadas na cultura gaúcha. Assim, todas as ilustrações do conhecido baralho espanhol de 41 cartas foram adaptadas com elementos típicos do Rio Grande do Sul. As cartas de espada, por exemplo, agora são cartas de “facões”. 
 






/acampamento_farroupilha
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.