Reconhecida internacionalmente pela experiência de democracia participativa, Porto Alegre dedica-se agora a aprimorar ainda mais essa prática. Entre as principais novidades que serão anunciadas por Fortunati está a consulta, por meio de Internet, sobre prioridades do Orçamento de 2013. A partir desta segunda, a população poderá contribuir, pela web, com a definição de tais prioridades. A consulta poderá ser acessada no site do OP, no endereço http://www2.portoalegre.rs.gov.br/op/.
Para as assembleias temáticas e regionais do ciclo 2012/2013, o incentivo à presença da população também se dará, além das mídias tradicionais, por convites ao comparecimento feitos por meio de mensagem de celular. Dezenas de milhares de pessoas estão recebendo os SMS com o calendário de assembleias e o convite para se integrar ao processo e decidir o futuro da cidade.
O OP ganhou ainda páginas próprias no Facebook (http://www.facebook.com/opportoalegre) e no Twitter (http://twitter.com/oppoa), que desde já representam novos canais de comunicação e de interação da comunidade ligada ao Orçamento Participativo. Outra iniciativa é o aplicativo Porto Alegre Eu Curto, Eu Cuido, disponível para usuários de celulares inteligentes (smartphones). Lançado no final de 2011, o aplicativo disponibiliza dados sobre a execução do Plano de Investimentos e Serviços do Orçamento Participativo. A ferramenta também permite a fiscalização das obras e serviços, com comentários e envio de fotos.
Pela Internet, a população terá a oportunidade de acompanhar, minuto a minuto, cada uma das seis assembleias temáticas e 17 regionais – ação lançada e consagrada na rodada de 2011 e que desde então está incluída no cardápio de iniciativas de comunicação do OP. Finalmente, a Prefeitura desenvolve esforços para estabelecer vínculo automático entre o Porto Alegre.cc e o OP. O Porto Alegre.cc (www.portoalegre.cc) é uma plataforma colaborativa na qual os cidadãos publicam e organizam mobilizações por causas que consideram importantes para a Capital. A ideia é que parte considerável de tais causas possa ser incluída entre as demandas do OP.
/orcamentoparticipativo
Texto de: Poti Campos
Edição de: Caco Belmonte
Edição de: Caco Belmonte