Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

9 de abril de 2012

Adote um Escritor 2012 será lançado na terça-feira




Hermes Bernardi Jr. participará da abertura desta edição do projeto (Foto: Cristina Rolim/PMPA)
Hermes Bernardi Jr. participará da abertura desta edição do projeto (Foto: Cristina Rolim/PMPA)
Com adesão das 96 escolas da Rede Municipal de Ensino (RME), será lançado nesta terça-feira, 10, o Programa de Leitura Adote um Escritor de 2012. O evento será realizado às 9h, no auditório da Livraria Paulinas (rua dos Andradas, 1212, no Centro Histórico). Na ocasião, serão ratificados os nomes dos autores que poderão ser trabalhados nas escolas e acontecerá a primeira formação do ano.
Esse encontro inicial, destinado a coordenadores escolares, contará com a presença de Hermes Bernardi Jr., escritor e presidente da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. O intuito da atividade é estimular e potencializar o trabalho desses professores nas escolas, possibilitando que se tornem mediadores de leitura.
O programa, desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), tem como objetivo potencializar a leitura, culminando com os encontros dos escritores e ilustradores nas escolas da RME, atendendo desde alunos da Educação Infantil até da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Neste ano acontecerão 132 encontros na totalidade das escolas municipais.
Dos 78 autores “adotáveis”, destaque para a participação de Jane Tutikian, patrona da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, ano passado. Esses escritores serão eleitos pelas escolas por meio de votação da comunidade escolar, entre 11 e 25 de abril. De acordo com Sandra Porto, coordenadora do Programa Adote um Escritor na Smed, a escolha é repassada à CRL que tentará contemplar a escola com sua primeira escolha, utilizando como critério a ordem de inscrição.
Entre as novidades para esta edição está a participação de integrantes da Biblioteca da Smed no programa. “Estamos muito felizes, pois será a primeira vez que participarão do programa, adotando seu próprio autor e vivenciando atividades similares às que ocorrem nas escolas. Com isso, pretendemos garantir a ampliação do acervo da nossa biblioteca, incentivando os colegas a dinamizar este espaço pedagógico”, relatou Sandra.
Fonte: PMPA