Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

9 de abril de 2012

Confira o edital FAC Desenvolvimento da Economia da Cultura



Nesta modalidade, serão distribuídos R$ 3,3 milhões e as inscrições começam no dia 16 de abril
O edital de Concurso Desenvolvimento da Economia da Cultura Pró-cultura RS Fundo de Apoio à Cultura (FAC), anunciado pelo governador Tarso Genro em cerimônia realizada na última terça-feira, 3, na Casa de Cultura Mario Quintana está no ar. Entre os dias 16 de abril e 31 de maio de 2012,pessoas físicas e jurídicas podem concorrer em uma das categorias do edital que somam um valor total disponível para financiamento a projetos culturais de R$ 3,3 milhões.
Twitterimagem
Pode participar deste edital qualquer cidadão cadastrado como produtor cultural (modalidade pessoa física e pessoa jurídica de direito privado) que esteja regularmente habilitado até o dia 17 de maio de 2012 no Cadastro Estadual de Produtor Cultural (CEPC), junto à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O cadastro é simples e deve ser feito através da página www.procultura.rs.gov.br. Para que o produtor cultural seja considerado habilitado, é necessário o registro prévio na página, o protocolo ou postagem da documentação exigida e posterior análise dessa pela Sedac.
Com o registro de produtor cultural em mãos, a próxima etapa é inscrever o projeto. Para tanto, é fundamental a leitura atenta do texto do edital. Logo em seguida, indicamos a leitura do Formulário Padrão. Este documento facilitará o desenvolvimento do trabalho, uma vez que ele é o passo-a-passo da apresentação do projeto requisitado pela Secretaria. Ambos documentos estão disponíveis tanto no site da Cultura, como no do sistema Pró-cultura. Assim como modelos de documentos para autorização de uso da imagem e declarações em geral.
É importante lembrar que você não irá cadastrar seu projeto em categorias culturais (audiovisual, artes cênicas, artes visuais ou patrimônio, etc…). Os projetos apresentados devem se enquadrar em uma das seguintes finalidades, modalidades e valor de projeto. Analise a tabela para avaliar onde sua idéia se encaixa:
Tabela

As definições de cada finalidade também podem ajudar. Avalie abaixo:
Apoio à Criação e Produção: projetos compreendidos desde a criação até a elaboração de bens culturais, sejam produtos ou serviços, prontos para fruição, buscando promover experiências criativas e inovadoras.
Apoio ao Registro e à Memória: projetos que visem ao registro de informações sobre processos e bens culturais relevantes, em qualquer mídia, com o objetivo de preservá-los e torná-los disponíveis à consulta e à fruição.
Apoio à Difusão e à Circulação: projetos que divulguem e façam circular no Estado bens e serviços culturais já produzidos e prontos para fruição, inclusive espetáculos, exposições, festivais, dentre outros.
Apoio à Programação Continuada em Espaços Culturais: projetos de programação cultural a ser desenvolvida regularmente por pelo menos 4 (quatro) meses, em espaços públicos ou privados, favorecendo a formação do hábito da freqüência ao espaço cultural.
Indicadores, Informação e Qualificação: projetos que possibilitem a pesquisa, o mapeamento e a construção de indicadores culturais, bem como criem condição para capacitação e/ou qualificação em todas as áreas e segmentos.
Lembramos que é vedada a participação nos projetos, em qualquer função, mesmo gratuitamente, de servidores lotados na Sedac; membros da Comissão Julgadora ou do CEC, titulares ou suplentes; proponente ou representante legal de outro projeto inscrito no presente edital; um mesmo participante em mais de 3 (três) projetos inscritos neste edital.
Queremos ajudar no que for possível para que sua idéia seja financiada e fomente a cultura do nosso estado.
O horário de atendimento da Sedac ao produtor cultural funciona das 15 às 18 horas, nos dias úteis.
Ligue para + 55 51 3288 7524 ou 7523 e conte conosco para tirar qualquer dúvida sobre seu projeto.
Fonte: SEC