Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

4 de abril de 2012

Somos ciganos, nossa música é árabe




Em Porto Alegre, uma companhia de dança revisita as referências originais das tradições gaúchas
Como não poderia deixar de ser, os gaúchos são um povo resultante da miscigenação de raças e costumes. O que poucos sabem, entretanto, é que não só de pomeranos, italianos e alemães é composta a nossa cultura. Para relembrar a influência de romenos e árabes, um grupo de dançarinos da Capital traz três trabalhos que ressuscitam estas origens – enchendo olhos e ouvidos com o melhor do além-mar.
GAUBENA, ENCONTRO DE ETNIAS
Gaubena, encontro de etnias, é um espetáculo de música e dança que visa à valorização dos povos que contribuíram para a cultura do Rio Grande do Sul.
As contribuições de árabes e ciganos; entre outros, acabaram por influenciar na dança e na cultura musical dessa terra. “Aurora precursora…”, Rio Grande do Sul! Cenário dos mais belos pampas do Sul do Brasil. A dança como a Chula, encontra semelhança no dabke, dança típica árabe, assim como o malambo, ritmo que se assemelha ao flamenco cigano.
Ao mergulhar no estudo da história do Rio Grande do Sul, vemos que estas semelhanças não são mera coincidência, são frutos do intercâmbio cultural e poulacional dos povos que hoje formam esse chão.
O espetáculo é realizado pelo grupo de dança Raízes de Sul América e pelo grupo de música e dança com influência cigana Coração Cigano, ambos de Porto Alegre, RS.
E pensando nessa união de culturas, sem jamais perder a sua honrosa tradição gaúcha, surge o projeto “Gaubena”, que se define como um evento de ritmos dessas três etnias, onde a música e a dança gaúcha, árabe e cigana, se encontram para levar ao público um espetáculo de muita emoção!

CORAÇÃO CIGANO

O grupo Coração Cigano, tem como ritmo a rumba árabe e a cigana, mescladas com o malambo e a milonga, dando origem ao “Gaubena”, estilo denominado pelo grupo. Seus instrumentos são o Cajon, o Violino, e/ou Acordeom, o Contrabaixo, o Violão base, o Violão solo e o Derbak (instrumento de percussão árabe).
Com influências da música gaúcha, cigana e árabe, nasce em 2007, o Grupo Coração Cigano, que apresenta uma mistura de estilos musicais com a dança, onde o romantismo e a sensualidade das canções autorais formam um som orgânico peculiar, do novo estilo Gaubena, levando ao público muita emoção.
O Grupo Coração Cigano de Porto Alegre, RS, vem encantando plateias por onde se apresenta. A sua musicalidade transcende a Rumba, o Malambo, a Milonga, o Rasgueado Flamenco, brotam da alma com acordes que nos fazem sonhar.
RAÍZES DE SUL AMÉRICA
Em 1984, Edison Silva inicia carreira solo como dançarino profissional da dança folclórica do RS, se apresentando na Churrascaria Galpão Crioulo. Em 5 de maio de 1993, forma então o grupo RAÍZES DE SUL AMÉRICA, onde começam a se apresentar em competições Internacional de Folclore Artístico, em que cada país apresentava o seu espetáculo de raízes cultual; e para este show de boleadeiras, o RIO GRANDE DO SUL com o grupo RAÍZES DE SUL AMÉRICA, conquistara o primeiro lugar em Joanesburgo na África do Sul. 36 países, 7 mil participantes, e grupo RAÍZES DE SUL AMÉRICA trouxe para o brasil o primeiro lugar na modalidade das boleadeiras.
E assim, misturando arte e a habilidade nas danças, o grupo divulga e apresenta as danças do folclore gaúcho e latino-americano, como a desafiadora dança da chula (a mais antiga de todas as danças), e a emocionante dança com as boleadeiras.