Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de agosto de 2013

Diretor do IGTF compara Acampamento Farroupilha a ‘favelão gaudério’


O diretor técnico do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Luiz Cláudio Knierim,  comparou o acampamento Farroupilha, que acontece anualmente no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, a uma “favelão gaudério”. A manifestação aconteceu na semana passada, durante reunião da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, da qual Knierim faz parte.
Presidente da CBTG , Manoelito Savaris participou do encontro. Segundo ele,   a declaração do diretor do IGTF foi feita no contexto de que, na opinião de Knierim, o acampamento seria mais autêntico se fosse  formado por lonas. Para Savaris, que também é coordenador do acampamento, o diretor  foi “infeliz” no comentário que fez. “Espero que ele não esteja falando em nome do IGTF e nem do governo do estado. A minha reação foi imediata e deixei claro que não aceitava aquela afirmativa e que ele estava ofendendo a mim e a todos os acampados”, disse Savaris ao Repórter Farroupilha.
O blog ouviu, também, o diretor do IFTG. Ele disse que chamou o acampamento de “favelão gaudério” no sentido de ser um local propício a incêndios. “‘É a estrutura de uma favela. Ruas estreitas, casas de madeira, vielas, precariedade, fogões à lenha”, exemplificou  Knierim. “Tivemos mais sorte que juízo em outros anos. Se chega a pegar fogo, à noite, com as pessoas dormindo, incendeia o quarteirão inteiro”,  afirma o dirigente do instituto. Segundo ele, só haveria um hidrante no parque, informação que é negada pelo coordenador do acampamento.
Acesse outras notícias do blog em g1.com.br/reporterfarroupilha