Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

2 de agosto de 2013

Grupo que estuda restauração da zona rural é reativado

O prefeito José Fortunati determinou nesta sexta-feira, 2, a reativação do Grupo de Trabalho formado para avaliar a viabilidade da restauração da zona rural da cidade. A decisão foi anunciada em reunião com os secretários municipais de Urbanismo, Cristiano Tatsch, de Desenvolvimento e Assuntos Especiais, Edemar Tutikian, da Produção, Indústria e Comércio, Humberto Goulart, o diretor da Divisão de Fomento Agropecuário da prefeitura, Antônio Bertaco, o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira, e o presidente da Associação dos Pescadores e Piscicultores do Extremo-Sul, Roberto Superti.

"Em 1998 a zona rural de Porto Alegre foi extinta no Plano Diretor e transformada em zona urbana, então não é mais possível licenciar qualquer atividade primária. Só que nós somos a segunda capital em área agrícola entre as capitais do Brasil e a primeira em produção e não podemos perder essa posição. Nós temos que pensar no futuro da agricultura e da pecuária na Capital e estimular nossos produtores rurais, garantindo emprego e renda às famílias que dependem desse sistema produtivo”, disse Fortunati.

O Grupo de Trabalho será coordenado pelo secretário da Smurb, Cristiano Tatsch, e composto também por equipes das secretarias de Meio Ambiente, da Produção, Indústria e Comércio, da Fazenda e representantes do setor e da Câmara de Vereadores.

A primeira reunião do GT deve ser realizada neste mês. O objetivo, com previsão no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA), é definir e encaminhar projeto de lei que proponha a restauração de zonas rurais da cidade com delimitação e regime urbanístico específico. 

/agricultura /urbanismo
Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.