Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de agosto de 2013

Festival Porto Alegre em Cena comemora 20 anos

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Show de Adriana Calcanhoto é presença marcante nestes 20 anos de festival
Show de Adriana Calcanhoto é presença marcante nestes 20 anos de festival
O 20º Porto Alegre em Cena já abriu a venda antecipada de ingressos para oito espetáculos da programação. Estão disponíveis os ingressos para as peças Esta Criança, da Companhia Brasileira de Teatro, e Sobre o Conceito da Face no Filho de Deus, do grupo italiano Socìetas Raffaello Sanzio, e os shows Negra Melodia, com Zezé Motta, e Olhos de Onda, com Adriana Calcanhotto. Também é possível comprar as entrada para Não sobre o amor, Ah, a humanidade! E outras boas intenções, TôTatiando – Zélia Duncan  (SP) e  Oh! Os belos dias (SP). Para as demais atrações do festival, que será realizado de 3 a 23 de setembro, os ingressos começam a ser vendidos a partir do dia 25 de agosto. Leia mais.
 
O festival, que este ano acontece entre os dias 3 e 23 de setembro, é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Os patrocinadores apresentadores são o Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Petrobras, Braskem. Completam o time de patrocinadores a Caixa e as empresas NET, Companhia Zaffari e Timac Agro.

Neste ano comemorativo, 38 montagens integram a programação, entre elas a peça Sobre o Conceito da Face no Filho de Deus, do grupo italiano Socìetas Raffaello Sanzio. O espetáculo mais polêmico atualmente em turnê na Europa desperta discussões acaloradas nas principais capitais europeias ao colocar o tema da velhice, da deterioração do corpo diante da morte, e da figura do Cristo como símbolo da piedade e da compaixão humanas, num espetáculo quase sem palavras, que divide as emoções da plateia. Este espetáculo vem ao Brasil exclusivamente para o Porto Alegre em Cena.

Ao todo, seis espetáculos internacionais vindos da França, Itália, Uruguai, Ilha da Madeira (Portugal), Chile e México estarão na cidade, dividindo hotéis, restaurantes, teatros e ponto de encontro com produções nacionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Paraná e, é claro, espetáculos gaúchos: 10 concorrendo ao Prêmio Braskem em Cena e outros quatro nas regiões da Descentralização. 
 
Entre os destaques da grade de programação estão Esta Criança, montagem da Companhia Brasileira de Teatro com Renata Sorrah no papel principal; A Mulher que Matou os Peixes, montagem francesa com texto de Clarice Lispector; Ah, a Humanidade! E outras boas intenções!, texto de Will Eno que sela a produtiva parceria de dez anos entre o ator Guilherme Weber e o diretor Murilo Hauser; e Não Sobre o Amor, espetáculo com direção de Felipe Hirsch e a presença dos atores Felipe Medeiros, Simone Spoladore e cenografia da premiada Daniela Thomas.

A música, como sempre, marca presença com estilo no Poa em Cena. Já na abertura do evento, dia 3 de setembro, o show fica com Zezé Motta interpretando Luiz Melodia e Jards Macalé, em Negra Melodia. A obra do paulistano Luiz Tatit e suas letras/poemas está representada por Zélia Duncan em Tô Tatiando e Adriana Calcanhotto mais uma vez sobe aos palcos do festival, pra deleite do público, em Olhos de Onda. 
 
Prêmio Braskem - O Prêmio Braskem em Cena chega a sua 8ª edição e terá sua finalíssima no Theatro São Pedro, onde serão conhecidos os vencedores nas categorias Melhor espetáculo, Melhor direção, Melhor ator, Melhor atriz e Melhor espetáculo/júri popular. Dez montagens porto-alegrenses concorrem ao Braskem em Cena: A Noite Árabe - Verte e Grupojogo, Casa das Especiarias – Terpsi, CNPJ - Uma Comédia Totalmente Ficcional - Teatro Sarcáustico, Coração Randevu - com Zé Adão Barbosa e direção de Patrícia Fagundes, Eu Estive Aqui - Porto Alegre Cia de Dança, Estremeço – Cia Teatro di Stravaganza, Las Cuatro Esquinas - Cia de Flamenco Del Puerto; Natalício Cavalo - Cia Rústica, O Baile do Anastácio – Oigalê; Parafuso de Algodão - Grupo ContraQueda. A grande novidade deste ano é que as peças do Braskem terão duas apresentações, para que público e jurados tenham mais oportunidades de assistir aos espetáculos. 
 
As atividades formativas, sempre tão importantes dentro da programação de um festival, qualificam artistas e instrumentalizam os participantes tanto no aperfeiçoamento de sua profissão quanto na formação de uma plateia qualificada e crítica. A obra de Samuel Beckett, a herança do Teatro do Absurdo, a dança inclusiva e a iluminação e suas nuances estão entre os assuntos desenvolvidos nas oficinas e workshops em 2013. Também um painel abordando a obra de Clarice Lispector está entre as atividades do Poa Em Cena. 
 
Homenagens - Lançamentos de livros e homenagens não poderiam faltar, já que o festival tem muito a agradecer aos artistas e trabalhadores da cultura que contribuem para sua grandeza. A coleção “Gaúchos em Cena” traz a trajetória do ator Carlos Cunha Filho na visão do jornalista e crítico de teatro Renato Mendonça. Dilmar Messias - outra figura importante na cena cultural - recebe homenagem nesta edição e o título de “padrinho” do festival. Diretor do Circo Girassol, Dilmar é responsável por montagens que marcaram o teatro gaúcho é homenageado neste ano.

O Poa em Cena traz ainda uma singela homenagem ao grupo folclórico/musical Os Gaúchos, em seus 50 anos de carreira. Na ocasião, será descerrada placa alusiva à trajetória do grupo. Haverá senhas para esta apresentação, que será realizada no Theatro São Pedro, dia 22 de setembro, às 18h, com entrada franca. E dois grupos dos mais tradicionais da cidade também recebem os devidos louros nesta edição: o Ói Nóis Aqui Traveiz, no alto de seus 35 anos, terá a estreia nacional de seu mais novo espetáculo “Medeia Vozes” na grade do festival e o Falos & Stercus, comemorando 22 anos de atividades, apresentará a intervenção urbana “Ilha dos amores – um diálogo sensual com a cidade”. A apresentação encerra o projeto de fomento e pesquisa oferecido pela Prefeitura de Porto Alegre, uma conquista deste atuante e inovador grupo de teatro.  
 
Nas artes visuais, a vídeo instalação Emoções Luminosas – Fragmentos I – Reflexos Mutantes, de Cláudia de Bem estará na Sala Álvaro Moreyra; a mostra Ao Sabor do Vento: exposição de fotografias, uma seleção de fotos do processo criativo do espetáculo Oh os Belos Dias ocupará o foyer do Teatro Renascença e uma exposição de fotos, comemorativa das 20 edições do Festival está sendo produzida pelo festival em parceria com a Feevale.
 
O Ciclo Psicanalítica em Cena, tradicional debate sobre os temas abordados nos espetáculos, reunirá diretores, atores e psicanalistas da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre após as apresentações das peças Esta Criança, Não sobre o amor, Ah, a humanidade! E outras boas intenções, O beijo no asfalto e Sobre o conceito da face no filho de deus. A descentralização, outra marca registrada do Em Cena, levará os espetáculos Serpentina ou Meu Amigo Nélson, O Baile do Anastácio e Ilha dos Amores  espaços como a Casa do Artista, parques da cidade e centros comunitários. 
 
Como nas últimas edições, a Casa de Teatro abrigará os encontros entre os grupos, confraternizações e intervenções artísticas. O espaço é Ponto de Encontro do festival desde 2010. 
 
Confira a programação e atividades do 20º Porto Alegre em Cena:

Espetáculos Internacionais 
 
A mulher que matou os peixes (França)
Dez mil seres (Ilha da Madeira)
Extasis (Uruguai)
Sobre o conceito da face no filho de deus (Itália)
Teatro Clown (Chile)
Monoblock - Poemas e textos sem eloquência de Juan José Gurrola (México)
 
Espetáculos Nacionais 
 
Ah, a humanidade! E outras boas intenções (RJ)
Aos nossos filhos (SP)
As canções que você dançou pra mim (RJ)
As Levianas em Cabaré Vaudeville (PE)
Circo Negro (PR)
Esta Criança (PR/RJ)
Eudóxia de Barros (SP)
Mandinho (RS)
Não sobre o amor (SP/PR)
Negra Melodia – Zezé Motta (RJ)
O beijo no asfalto (PE)
Oh os belos dias (SP)
Olhos de onda – Adriana Calcanhotto (RJ)
Os Javalis (BA)
Peep Classic Ésquilo (SP)
Tô Tatiando – Zélia Duncan (RJ)
Viúva, porém honesta (PE)
Centímetro (RS)
 
Espetáculos locais – Concorrendo ao Prêmio Braskem 
 
A Noite Árabe - Verte e Grupojogo
Casa das Especiarias - Terpsi
CNPJ - Uma Comédia Totalmente Ficcional - Teatro Sarcáustico
Coração Randevu - com Zé Adão Barbosa e direção de Patrícia Fagundes
Eu Estive Aqui - Porto Alegre Cia de Dança
Estremeço – Cia Teatro Di Stravaganza
Las Cuatro Esquinas - Cia de Flamenco Del Puerto
Natalício Cavalo - Cia Rústica
O Baile do Anastácio - Oigalê
Parafuso de Algodão - Grupo ContraQueda
 
 
Espetáculos locais – Descentralização
 
Espaço Improviso – MEME Santo de Casa
Música de Cena – MEME Santo de Casa
Ilha dos Amores - Um diálogo sensual com a cidade – Arroio Dilúvio
Serpentina ou Meu Amigo Nélson – Casa do Artista Rio-Grandense
O Baile do Anastácio – Usina do Gasômetro e Parque Farroupilha

Homenagens e publicações
 
Homenageado/Padrinho do festival – Dilmar Messias 
Homenagem aos 50 anos do Conjunto de Folclore Internacional “Os Gaúchos” – Theatro São Pedro, dia 22 de setembro, às 18h. Senhas 1h antes da apresentação.
Coleção Gaúchos em Cena – Carlos Cunha Filho (ator), escrito pelo jornalista Renato Mendonça
Comemoração aos 35 anos da Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. Espetáculo Medeia Vozes.
Carlos Carvalho – leitura dramatizada de sua obra. 
 
Exposições artísticas/ fotografias
 
Vídeo Instalação “Emoções Luminosas – Fragmentos I – Reflexos Mutantes, de Cláudia de Bem na Sala Álvaro Moreyra – Abertura dia 08/09 às 19h – Visitação: dias 9, 10 e 11/09 das 16h às 20h 
 
Exposição de fotos - comemorativa das 20 edições do Festival - Produção da Feevale em parceria com o Poa em Cena
 
 
Oficinas e atividades formativas
 
A poética de Samuel Beckett (SP), com Rubens Rusche – Casa de Cultura Mario Quintana – Sala C2
A Herança do Absurdo: vestígios no drama contemporâneo (BA), com Gil Vicente Tavares – Casa de Cultura Mario Quintana – Sala C2
Workshop: Dança Inclusiva: O que é? Para que serve e como não deve ser utilizada? (Portugal), com Henrique Amoedo - Museu do Trabalho
Administração Cultural (PE), com Paula De Renor – Casa de Cultura Mario Quintana – Sala A2B2
Workshop: Ferramentas para muitas danças (RJ), com Alex Neoral – Casa de Cultura Mario Quintana – Sala Cecy Frank
Atuação como construção do tempo, do espaço e do imaginário (SP), com Juliana Galdino – Sala Alvaro Moreira
LFC x 3: Luz, Figurino e Cenografia (POA) com Claudia de Bem, Zoé Degani e Antonio Rabadan – Museu do Trabalho
Workshop de Dança – Cia Matheus Brusa (Caxias do Sul) – Sala Álvaro Moreyra
 
Painel – Clarice Lispector
Clarice Lispector: um destino geográfico (França-Brasil), com Bruno Bayen e Luciano Alabarse, participação de Ida Celina
 
 
Outras atividades
 
Ciclo Psicanalítica em Cena - O tradicional debate depois das apresentações acontecerá nas peças Esta Criança, Não sobre o amor, Ah, a humanidade! E outras boas intenções, O beijo no asfalto e Sobre o conceito da face no filho de deus.
 
Ponto de Encontro – Como nas últimas edições, a Casa de Teatro abrigará os encontros entre os grupos, confraternizações e intervenções artísticas. O espaço é Ponto de Encontro do festival desde 2010. 
 
Mulheres em Cena - Mulheres da sociedade, amantes da arte, formadoras de opinião, empresárias, artistas, jornalistas, profissionais liberais que tem em comum o amor pelo teatro. As Mulheres em Cena são parceiras do festival há muitas edições e participam ativamente das atividades, proporcionando encontros entre os grupos convidados e a comunidade artística local. 
 
Serviço: 
 
Venda de ingressos: 
Venda parcial de ingressos a partir do dia 17 de julho, no www.ingressorapido.com.br
Abertura das bilheterias dia 25 de agosto, às 8h, no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues. 
Av. Erico Verissimo, 307. Menino Deus. 
 
Patrocinadores apresentadores: Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Petrobras e Braskem
 
Patrocinadores: Caixa, NET, Companhia Zaffari e Timac Agro
 
Promoção: Clube do Assinante ZH
 
Uma realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ Secretaria Municipal da Cultura - 25 anos
 
Saiba mais: 
www.poaemcena.com.br
poaemcena.blogspot.com.br
www.facebook.com/poaemcena
@poaemcena
 
Informações para a imprensa:
bebê baumgarten/ bd divulgação
(51) 3028.4201 / 8111.8703 
Nextel: 78142244 / ID 84.39184
bebebaumgarten@terra.com.br
www.bddivulgacao.com.br
 


/teatro
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.