Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de agosto de 2013

CCMQ sedia seminário e oficinas do Bloco da Laje


Contemplado com o Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o Bloco da Laje promove uma série de atividades gratuitas e com vagas limitadas, incluindo os seminários e oficinas, realizados de 16 a 18 de agosto, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Dentro do projeto Cortejos do Bloco da Laje, o objetivo é fortalecer e revitalizar a cultura dos blocos de carnaval de rua em Porto Alegre.
As atividades formativas despertam questões importantes para a criação artística dos Cortejos. O mobilizador e agente cultural, Waldemar Lima – o Pernambuco – promove na abertura do evento, no seminário Contexto Histórico do Carnaval de Porto Alegre. O ator e produtor Thiago Pirajira, que também é mestre em treinamento corporal, ministrará a oficina O Corpo Carnavalesco, que visa resgatar a cultura do carnaval como estímulo para a criação de imagens. Já a maquiadora artística, Juliane Senna apresentará técnicas de pinturas faciais para a composição expressiva, fazendo uso da maquiagem como extensão do corpo e linguagem poética. Finalmente José Carlos Peixoto, conhecido como Zé da Terreira, ministrará Voz e Expressividade, que propõe potencializar o canto coletivo através de práticas de sensibilização musical.
Formado por artistas e músicos ativos na cena cultural de Porto Alegre, o coletivo tem arrastado multidões e conquistado cada vez mais participantes, nas diversas intervenções realizadas na cidade. Nestas ações programadas até o mês de novembro, pretende aproximar o universo carnavalesco e artístico, dos participantes.
As demais ações preveem ensaios na Redenção, e saídas/cortejos, podendo ser conferidas no blog  blocodalaje.wordpress.com ou Facebook: facebook.com/pages/Bloco-da-Laje
Serviço:O que: Seminário Contexto Histórico do Carnaval de Porto Alegre, com Waldemar LimaQuando: 16 de agosto (sexta-feira), às 19h.
Onde: Mezanino da CCMQ
O que: Técnicas de Pinturas Faciais para a Composição Expressiva, com Juliane SennaQuando: 17 de agosto (sábado), às 9h
Onde: Sala C2 – 2º andar CCMQ
O que: Oficina Voz e Expressividade, com Zé da TerreiraQuando: 17 de agosto (sábado), às 15h
Onde: Sala C2 – 2º andar CCMQ
O que: Oficina Corpo Carnavalesco, com Thiago PirajiraQuando: 18 de agosto (domingo), às 9h
Onde: Sala C2 – 2º andar da CCMQ
Endereço: Casa de Cultura Mario Quintana/CCMQ – Andradas, 736
Inscrições pelo e-mail: blocodalajepoa@gmail.com
Informações: blocodalaje.wordpress.com e facebook.com/pages/Bloco-da-Laje/
Texto: Asscom CCMQ
Edição: Asscom Sedac