Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de agosto de 2013

Diretor do IGTF é afastado da comissão dos Festejos Farroupilhas



por Giovani Grizotti |

O diretor técnico do  Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Luiz Cláudio Knierim, foi  afastado da  Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas. A decisão é do presidente do IGTF, Rodi Borguetti. Ele ficou ” indignado” com as declarações de Knierim, que comparou o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre a um “favelão gaudério”, conforme revelamos, ontem. Em contato conosco, Borguetti disse que “não autoriza” o diretor a falar em nome da instituição. A vaga na comissão será assumida por Terson Praxedes, pesquisador do IGTF.
 
Borguetti desautoriza o próprio diretor. Foto: divulgação/ IGTF
A manifestação de Luiz Cláudio Knierim aconteceu na semana passada, durante reunião da comissão. Segundo o  presidente da CBTG , Manoelito Savaris, a declaração  foi feita no contexto de que, na opinião do diretor, o acampamento seria mais autêntico se fosse  formado por lonas.  “A minha reação foi imediata e deixei claro que não aceitava aquela afirmativa e que ele estava ofendendo a mim e a todos os acampados”, disse Savaris.
Já o diretor técnico do IGFT alega ter chamado o acampamento de “favelão gaudério” no sentido de ser um local propício a incêndios. “‘É a estrutura de uma favela. Ruas estreitas, casas de madeira, vielas, precariedade, fogões à lenha”, exemplificou.
A organização do Acampamento Farroupilha garante que estão sendo adotadas todas as medidas de prevenção, determinadas pelos bombeiros. Haverá, inclusive, brigada de incêndios no parque.