Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

4 de agosto de 2013

No ar a Consulta Pública sobre o Plano Municipal de Cultura




O Observatório da Cultura convida a todos os(as) cidadãos(ãs) que fazem a cultura de Porto Alegre a participarem da Consulta Pública para a construção de nosso Plano Municipal de Cultura, no site http://pmcportoalegre.com.br

O Plano é um instrumento de gestão de médio e longo prazos, no qual o Poder Público assume responsabilidades determinadas em relação às políticas de cultura, com base em programas, projetos e ações, para além da vigência de um mandato ou governo. É também um requisito exigido para a integração do Município ao Sistema Nacional de Cultura. Após a consulta pública, será enviado à Câmara Municipal, sob a forma de Projeto de Lei.

Os conteúdos disponíveis no site vem sendo produzidos desde o ano passado, por várias pessoas, num processo de colaboração entre a Secretaria e o Conselho Municipal de Cultura, com apoio do Ministério da Cultura. Eles dividem-se em dois conjuntos:

DIAGNÓSTICO - Trata-se de um esboço de panorama cultural no Município, contendo dados, relatórios e informações de diversas fontes. Consideramo-la um ponto de partida, que vai depender da colaboração de todos para chegar a tornar-se um diagnóstico digno desse nome. Por isso, todos os textos aceitam comentários.

PROPOSTAS - Nesta seção, foram reunidas e organizadas, em 7 eixos temáticos, as demandas das 8 conferências de cultura já realizadas. O propósito é estabelecer prioridades, a partir do resultado da votação. O desafio é obtermos a participação de um número significativo de pessoas no processo, conferindo-lhe um peso político indiscutível. As propostas também serão discutidas na 9a. Conferência Municipal de Cultura, nos dias 3, 4 e 10 de agosto. (Saiba mais sobre a 9a. CMC)

Tanto para votar nas propostas, como para contribuir com conteúdos ao diagnóstico, é necessário fazer o cadastro de usuário, simples e rápido.

A consulta estará aberta até 31 de agosto.