Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de agosto de 2013

Começa a entrega de alvarás para o Acampamento Farroupilha

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Abertura será em 7 de setembro, com a chegada da chama crioula Abertura será em 7 de setembro, com a chegada da chama crioula
A partir desta quinta-feira, 15, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) começa a entregar os alvarás para as 380 entidades que se inscreveram para participar do Acampamento Farroupilha. O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), palco do evento, estará liberado para a montagem dos galpões às 7h do próximo sábado, 17, até o dia 30 de agosto.

A abertura está programada para o dia 7 de setembro, com a chegada da chama crioula e o início das atividades oficiais. Com extensa programação de bailes, rodeio e competições de laço, rédeas e gineteadas, esta edição terá como tema “2013: O Rio Grande do Sul no imaginário social”.

O coordenador de Tradição e Folclore da SMC e também presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, que tem a responsabilidade de organizar o acampamento, Giovani Tubino, disse que neste ano foram implantadas melhorias para qualificar o atendimento ao público. Entre elas, a área de alimentação foi ampliada, passando a oferecer mais restaurantes em melhor estrutura, as ruas receberam mais britas, foi ampliada a rede de drenagem para escoamento da água em caso de chuva e 180 banheiros químicos estarão à disposição do público.

Mais segurança - A segurança recebeu cuidados especiais. No que se refere à prevenção de incêndio, cada galpão precisou comprovar a participação no treinamento oferecido pelo Corpo de Bombeiros para realizar a inscrição nos lotes oferecidos. E, por consequência, estes representantes formarão a Brigada de Incêndio, que vai atuar permanentemente no parque durante o evento. Além disso, pela primeira vez o Corpo de Bombeiros estará presente durante todo acampamento, assim como já é tradição manter equipes da Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, somando-se à segurança contratada pelo evento para controle da portaria.

A SMC estará no acampamento com um projeto-piloto de gestão hospitaleira, a fim de testar os processos e treinamento de pessoal com foco na Copa de 2014, para buscar a excelência no atendimento de turistas e visitantes durante o mundial de futebol.

Projetos culturais - Ainda nesta quinta, serão entregues os certificados para os representantes de 22 galpões que já receberam capacitação da Secretaria Municipal de Turismo para bem-receber e apresentar a cultura gaúcha aos turistas. Alguns projetos culturais e artísticos da programação oficial deste ano e dos anos de 2011 e 2012, abordando temas regionais, serão selecionados para o projeto-piloto que vem sendo desenvolvido pelas secretarias de Turismo, da Cultura e da Copa para o Acampamento Extraordinário da Copa.

O Acampamento Farroupilha é uma realização da prefeitura, pela Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), através da Fundação Cultural Gaúcha.



/acampamento_farroupilha /cultura
Texto de: Catarina Gomes
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.