Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de agosto de 2013

Fortunati recebe assessora de eventos do Ministério da Cultura

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Fernanda Hummel apresentou projetos em desenvolvimento para o Mundial Fernanda Hummel apresentou projetos em desenvolvimento para o Mundial
O prefeito José Fortunati recebeu nesta quarta-feira, 21, a assessora de eventos especiais do Ministério da Cultura (MinC), Fernanda Hummel. Ela está na cidade para visitar locais onde serão desenvolvidas ações culturais durante a Copa do Mundo de 2014. Acompanhada de uma equipe da representação do Ministério na região sul, Fernanda apresentou ao prefeito e ao secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby, alguns projetos que estão sendo desenvolvidos para o Mundial.

“Queremos integrar visitantes com os moradores das cidades sede e a cultura local. Vamos lançar um edital, o Cultura 2014, com 15 categorias, para estimular que as pessoas se mobilizem e apresentem projetos para ocupar espaços culturais e incentivar a artistas locais”, disse a assessora do MinC, que também anunciou a criação do Espaço Cultura, dentro da Fan Fest. “Vamos instalar um estande, com 200 metros quadrados, com uma vitrine para exposição do artesanato regional, um palco para shows, um cinema e uma exposição interativa sobre moda, gastronomia, artesanato, arquitetura e design”, explicou Fernanda.

“São ideias excelentes! A Copa do Mundo é muito mais do que os 31 dias de jogos. Temos que aproveitar essa oportunidade de divulgar a cidade e também de criar um ambiente de integração, com ampla programação artística e cultural para mostrar os nossos talentos para quem vem de fora”, afirmou Fortunati.

Fan Fest - A Prefeitura de Porto Alegre está, junto com a Fifa, analisando os locais cotados para receber a Fifa Fan Fest, evento oficial da Copa do Mundo que ocorre durante todo o período do mundial. Será montada uma arena que funcionará das 10h às 24h, onde será possível assistir às transmissões dos 64 jogos da Copa em telões, e por onde devem passar cerca de 90 atrações.

Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), o local inicialmente escolhido para receber a Fan Fest foi o Largo Glênio Peres. No entanto, por questões de segurança, outros lugares estão sendo estudados.

A organização é feita pela cidade-sede (município/ Estado) em parceria com a Rede Globo e com a Fifa. A festa foi adotada pela entidade em 2006, durante a Copa da Alemanha, depois de constatar o sucesso de eventos públicos de transmissão não oficiais realizados em 2002 durante a Copa na Coreia e Japão.

Edital - Com o secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby, o prinicipal tema tratado por Fernanda Hummel foi o edital Cultura2014 que amplia as agendas de atrações culturais das 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Artistas e grupos interessados poderão se inscrever até 23 de setembro pelo sistema SalicWeb, no site do Ministério da Cultura.
 
A partir dos projetos apresentados para este edital, serão selecionados, em âmbito nacional, no mínimo, 21 trabalhos artísticos de espetáculos já montados e executados para o desenvolvimento de atividades de dança em todas as suas modalidades, podendo ser realizados em espaços convencionais, alternativos ou na rua.
 
Em setembro será realizada uma oficina voltada para produtores culturais interessados em apresentar projetos para Porto Alegre.
 
Confira o edital: https://bit.ly/Cultura_2014          
 


/cultura
Texto de: Melina Fernandes e Luciano Medina Martins
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.