Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

9 de agosto de 2013

Mercado Público:Palácio do povo









Moradores e visitantes de Porto Alegre, uns mais,outros menos, todos,de alguma forma, possuem um vínculo com o Mercado Público, inaugurado em 1869 e,inicialmente,construído para organizar o comércio da Cidade. Tombado em 1979, como patrimônio histórico e cultural, esse prédio também é um espaço de convívio e cidadania,cuja memória é preservada através do acervo documental(sob a guarda do Arquivo Histórico de Porto Alegre) e de imagens (sob a guarda do Museu de Porto Alegre),além da conservação do próprio patrimônio edificado.






Objeto de interesse de pesquisadores e escritores, o Mercado é tema de uma publicação bilíngue (português-inglês):Mercado Público:Palácio do povo,de autoria do jornalista Rafael Guimaraens,com ilustrações de Edgar Vasques e fotos de Marcos Nedeff. Os autores constroem uma visão multifacetada do Mercado, contextualizando-o histórica,geográfica,cultural e socialmente,descrevendo uma edificação histórica, que é ,ao mesmo tempo, um centro comercial e de lazer. Ao conteúdo apresentado em linguagem jornalística, agregam-se imagens (fotos e desenhos)que qualificam a publicação e a tornam mais atraente.













































































GUIMARAENS,Rafael et al. Mercado Público:


Palácio do Povo.Porto Alegre:Libretos,2012


Fotos:Marco Nedeff


Ilustrações:Edgar Vasques


Projeto gráfico e diagramação :Clô Barcellos


Esta publicação está disponível aos pesquisadores


no acervo bibliográfico do AHPAMV