Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

14 de março de 2014

Anunciada implantação de biblioteca comunitária

 

E O PLANO DE CULTURA NADA: PORQUE??

14/03/2014 10:50:19

O comitê-gestor do Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL) de Porto Alegre anunciou nesta quinta-feira em reunião na Secretaria da Cultura, o primeiro grande investimento: a implantação da primeira Casa da Leitura da capital, a Biblioteca Comunitária do Arquipélago, situada na Ilha Grande dos Marinheiros. Com início das atividades previsto para meados de maio, o espaço entrará em reforma este mês e o acervo inicial começa a ser escolhido e adquirido.

Implementado pela ONG Cirandar, instituição formadora do projeto Redes de Leitura de Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre, o espaço cultural contará com amplo acervo de obras adquiridas especialmente para o local e com especial atenção ao trabalho de autores gaúchos, infraestrutura completa e equipe especializada em arte e educação popular, composta também por membros da comunidade.

A biblioteca funcionará junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Ilha Grande dos Marinheiros e próxima à Escola de Educação Infantil e ao Posto de Saúde local. O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Governança Local e contempla o objetivo de trabalhar pela promoção do acesso ao livro e à formação de leitores, focada em ações de cidadania, inclusão social e desenvolvimento humano. Além disso, o projeto vai ao encontro de uma demanda apontada pela comunidade durante as reuniões do Orçamento Participativo: a cultura.

Além da Biblioteca Comunitária do Arquipélago, o plano vem apoiando o projeto Baú de Histórias Era Uma Vez, da Secretaria de Educação, no qual baús itinerantes percorrem escolas de educação infantil conveniadas. Este ano, a grande novidade é a inclusão de mais um baú que percorrerá os corredores do Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Porto Alegre com obras direcionadas a todas as idades e busca oferecer uma opção de distração àqueles que enfrentam problemas graves de saúde ou acompanham seus familiares e amigos.

ONG Cirandar - A Ong Cirandar (Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais) trabalha desde 2008 junto a bibliotecas comunitárias de associações comunitárias e instituições sociais, situadas principalmente em comunidades carentes de Porto Alegre. O Centro  é responsável pelo acompanhamento técnico e formação de educadores e gestores, pelo aprimoramento do trabalho através de encontros de formação, cursos, seminários, saraus, encontros com escritores e visitas técnicas, e pela aplicação, análise e sistematização de instrumentos de monitoramento e avaliação.


/cultura

Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.