E O PLANO DE CULTURA NADA: PORQUE??
14/03/2014 10:50:19
O comitê-gestor do Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL) de   Porto Alegre anunciou nesta quinta-feira em reunião na Secretaria da Cultura, o   primeiro grande investimento: a implantação da primeira Casa da Leitura da   capital, a Biblioteca Comunitária do Arquipélago, situada na Ilha Grande dos   Marinheiros. Com início das atividades previsto para meados de maio, o espaço   entrará em reforma este mês e o acervo inicial começa a ser escolhido e   adquirido.
Implementado pela ONG Cirandar, instituição formadora do   projeto Redes de Leitura de Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre, o espaço   cultural contará com amplo acervo de obras adquiridas especialmente para o local   e com especial atenção ao trabalho de autores gaúchos, infraestrutura completa e   equipe especializada em arte e educação popular, composta também por membros da   comunidade. 
A biblioteca funcionará junto ao Centro de Referência de   Assistência Social (CRAS) da Ilha Grande dos Marinheiros e próxima à Escola de   Educação Infantil e ao Posto de Saúde local. O projeto também conta com o apoio   da Secretaria de Governança Local e contempla o objetivo de trabalhar pela   promoção do acesso ao livro e à formação de leitores, focada em ações de   cidadania, inclusão social e desenvolvimento humano. Além disso, o projeto vai   ao encontro de uma demanda apontada pela comunidade durante as reuniões do   Orçamento Participativo: a cultura.
Além da Biblioteca Comunitária do   Arquipélago, o plano vem apoiando o projeto Baú de Histórias Era Uma Vez, da   Secretaria de Educação, no qual baús itinerantes percorrem escolas de educação   infantil conveniadas. Este ano, a grande novidade é a inclusão de mais um baú   que percorrerá os corredores do Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa   de Porto Alegre com obras direcionadas a todas as idades e busca oferecer uma   opção de distração àqueles que enfrentam problemas graves de saúde ou acompanham   seus familiares e amigos.
ONG Cirandar - A Ong Cirandar   (Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais) trabalha desde 2008   junto a bibliotecas comunitárias de associações comunitárias e instituições   sociais, situadas principalmente em comunidades carentes de Porto Alegre. O   Centro  é responsável pelo acompanhamento técnico e formação de educadores   e gestores, pelo aprimoramento do trabalho através de encontros de formação,   cursos, seminários, saraus, encontros com escritores e visitas técnicas, e pela   aplicação, análise e sistematização de instrumentos de monitoramento e   avaliação.
/cultura   
Texto de: Cleber   Saydelles
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução   dos textos, desde que a fonte seja citada.
 
 
 
