Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

26 de março de 2014

Conselho exige conclusão do plano de ações culturais

Executivo da Capital promete enviar projeto nos próximos dias

Fernanda Nascimento
MARCOS NAGELSTEIN/JC
Conselheiros reclamam da demora no encaminhamento da proposta, debatida há 18 anos na cidade
Conselheiros reclamam da demora no encaminhamento da proposta, debatida há 18 anos na cidade
A demora no envio do Plano Municipal de Cultura de Porto Alegre para a Câmara está provocando descontentamento entre os integrantes do Conselho Municipal de Cultura. Elaborado durante as nove conferências municipais realizadas na cidade – ao longo de 18 anos – o documento foi entregue ao prefeito José Fortunati (PDT) e ao secretário de Cultura, Roque Jacoby (DEM), em outubro.

A previsão era de que o plano seria enviado para a Câmara Municipal ainda em 2013 e apreciado pelos parlamentares no mesmo ano. “Falta vontade política”, acusa o presidente do conselho, Paulo Guimarães. Com 130 páginas, 49 metas e 361 propostas de ações, o documento enviado à prefeitura estabelece orientações para as políticas da área pelos próximos dez anos. Além de modificar o planejamento das ações municipais no setor, a transformação do plano em lei também resultará na possibilidade de captação de recursos junto ao Ministério da Cultura (Minc).

“O plano foi realizado a partir de conferências e pela sociedade civil. Entrou essa nova gestão, e notamos que não tinham nenhuma intenção de fazer o plano. Tudo o que conseguimos até agora aconteceu através de pressão e mobilização. Tememos que enviem um projeto que não seja o plano que a sociedade civil elaborou, mas, sim, um projeto realizado pelo governo”, disse Guimarães.

O secretário adjunto de Cultura, Vinícius Gentil Caurio, garante que não há motivação política para a demora. “O plano municipal foi entregue no final de outubro e era um texto, não um projeto de lei. Nós transformamos em projeto de lei, enviamos para a procuradoria setorial do município, que apresentou algumas correções. Reformulamos e agora enviamos para o gabinete do vice-prefeito”, explica. 

O gabinete devolveu o texto com dois apontamentos, que serão observados e devolvidos com as alterações.  Se não houver mais nenhuma indicação do Executivo, a proposta será enviada no início da próxima semana à Câmara Municipal. Outra reivindicação dos conselheiros é o edital para a renovação da diretoria do órgão. A atual gestão deveria ter transmitido os cargos em novembro. Como não houve o lançamento do edital para a escolha de representantes regionais e por segmentos culturais, a secretaria solicitou que os conselheiros prorrogassem sua gestão por seis meses. O prazo está próximo de se esgotar e, até o momento, nenhum edital foi lançado.

A assessora jurídica do conselho, Izabel Franco, acredita que a atitude visa à “extinção do conselho”. “A Secretaria de Cultura não está cumprindo seu papel, que é o de abrir os editais para a renovação do conselho, e tem dito que o conselho não existe mais, o que é uma inverdade. Nos últimos quatro anos, trabalhamos exaustivamente planejando este projeto, e agora vão querer destruir o trabalho, colocar outro conselho que não seja combativo. A gente desconfia que querem extinguir o conselho e criar outro.” O secretário Roque Jacoby negou as acusações. Da Espanha – de onde retornou sábado –, afirmou que o edital está sendo preparado. “Está atrasado, mas deve acontecer ao longo da semana”, disse.