Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de março de 2014

Exposição de Sebastião Salgado: um presente para Porto Alegre


Foto: Anselmo Cunha/PMPA
O fotógrafo veio à Capital apresentar o novo projeto, inaugurado em Londres O fotógrafo veio à Capital apresentar o novo projeto, inaugurado em Londres
Foto: Anselmo Cunha/PMPA
A mostra Genesis reúne 250 imagens registradas em oito anos de viagens A mostra Genesis reúne 250 imagens registradas em oito anos de viagens
A programação com mais de 85 atrações para comemorar os 242 anos de Porto Alegre começou na noite desta quinta-feira, 13. Foi aberta na Usina do Gasômetro a exposição Genesis, do consagrado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que veio à Capital para o lançamento do trabalho. A mostra integra o FestFoto 2014 e resulta de um projeto de oito anos registrando os locais mais remotos do planeta. O evento de apresentação do projeto na Capital teve as presenças do prefeito José Fortunati e do governador Tarso Genro.

Genesis é composta de 250 fotos, com curadoria e projeto de Lélia Salgado. A exposição estará aberta ao público de terça a sexta, das 9h às 21h; e no sábado e no domingo, das 10h às 21h. "Estamos iniciando da melhor forma possível a celebração do aniversário de nossa cidade. Sebastião Salgado é um verdadeiro gênio da fotografia e a presença de seu trabalho aqui, nesse lugar tão querido pelos porto-alegrenses, não poderia ser mais feliz", afirmou Fortunati, na solenidade de abertura.

Nesta sexta-feira, 14, o fotógrafo realiza palestra a partir das 10h, no Salão de Atos da Ufrgs. "Fico feliz de retornar ao Rio Grande do Sul, lugar de um povo que se caracteriza pela luta e pela bravura, pelo engajamento político. Quero dividir com os gaúchos um pouco dessa visão da preservação da natureza e da necessidade que temos de refletir sobre isso", manifestou Salgado.
A exposição foi inaugurada no Museu de História Natural de Londres, como resultado do trabalho desenvolvido entre 2004 e 2012. Salgado realizou 30 viagens utilizando aviões de pequeno porte, helicópteros, barcos e canoas para atingir os pontos mais remotos do planeta. Consagrado pelas exposições Trabalhadores (1986-1992) e Êxodos (1994-1999), o fotojornalista mantém na nova mostra sua característica mais marcante: as imagens em preto e branco, aguçando as texturas e os contrastes. Gênesis é organizada em cinco seções, priorizando os diferentes ecossistemas visitados.
Planeta Sul - nesta seção, Salgado mostra as paisagens da Antártica, englobando a Península Valdés, as Ilhas Malvinas, o arquipélago Diego Ramirez e as Ilhas Sandwich. O mundo gelado da parte meridional da Terra serve de habitat para pinguins, leões marinhos, baleias, albatrozes, pétreis-gigantes e cormorões.
Santuários - enfoca lugares como as Ilhas Galápagos, Nova Guiné, Sumatra e Madagascar. Paisagens vulcânicas, populações anciãs e a peculiaridade da fauna intocada dão o tom da amostra.
África - as imagens capturam a vida selvagem do continente em países como Botswana,  Ruanda, Congo e Uganda. Tribos da Etiópia e do Deserto Kalahari. Nessa seção, também são temas os desertos da Líbia e da Nigéria.
Terras do Norte - mostra o extremo norte da América e da Rússia. Além dos ursos polares, se destacam os registros da tribo Nenet, no norte da Sibéria, que resiste às mais baixas temperaturas do planeta.
Amazônia e Pantanal - apresenta a diversidade biológica dos trópicos. Além da flora e da fauna exuberantes, Salgado registra tribos isoladas, do Pantanal à região do Rio Xingu.
Sebastião Salgado - Nasceu em 8 de fevereiro de 1944, na vila de Conceição do Capim, distrito do município brasileiro de Aimorés, no interior do estado de Minas Gerais. Em 1963, foi para a Universidade de São Paulo. Fotógrafo de referência internacional, recebeu praticamente todos os principais prêmios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho. Em 1994, fundou a própria agência de notícias, "As Imagens da Amazônia", que representa o fotógrafo e seu trabalho. Salgado e sua esposa, Lélia Wanick Salgado, autora do projeto gráfico da maioria de seus livros, vivem atualmente em Paris. O casal tem dois filhos.

Ao longo dos anos, Sebastião Salgado tem contribuído com organizações humanitárias incluindo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONG Médicos sem Fronteiras e a Anistia Internacional. Apoia atualmente um projeto de reflorestamento e revitalização comunitária em Minas Gerais.
Leia também:

Porto Alegre 242 anos: 85 atrações na programação
Texto de: Antônio Bavaresco
Edição de: Carolina Seeger
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.