Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

6 de março de 2014

Fan Fest terá exercício simulado


A sincronização de ações de todos os envolvidos com a Fan Fest e um exercício simulado a ser realizado no próximo dia 22 foram discutidos na manhã desta quinta-feira, 6, no Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic). Saúde, transportes e segurança definiram protocolos de funcionamentos integrados entre as diversas secretarias e departamentos. Durante reunião coordenada pela Defesa Civil do Estado, representantes das esferas municipal, estadual e federal também conheceram a estrutura de funcionamento diário do Ceic e de como o Centro atuará durante os jogos da Copa do Mundo.
Foram definidas estratégias de ações para situações de normalidade e também de emergência. Entre elas, a criação de um Sistema de Controle de Incidentes (SCI), isto é, uma central com representantes de cada setor para agilizar a tomada de decisões. “O Ceic é o lugar ideal para esse monitoramento, em função da praticidade de visualização de toda a cidade”, explicou o coordenador adjunto e operacional do Ceic, Maurício Martins Alves. O coordenador demostrou no videowall como funciona o sistema de câmeras e de georreferenciamento para o caso de necessidade de tomadas de decisões imediatas que envolvam bloqueamento de trânsito ou deslocamento de viaturas e ambulâncias, por exemplo.
Participaram da reunião as secretarias municipais da Saúde, da Segurança e Especial da Copa, EPTC, Samu, HPS, Guarda Municipal, Defesa Civil do município e do Estado, Brigada Militar, Batalhão de Operações Especiais, Polícia Federal e Exército.


/ceic /copa_2014
Texto de: Caren Mello
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.